Relacionamento com fornecedores: confira 10 melhores práticas

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Um relacionamento amistoso e de confiança entre gestores de compras e fornecedores é um dos fatores que contam bastante para o sucesso de uma empresa. Essa parceria cordial assegura que aqueles produtos e serviços fornecidos de qualidade se mantenham, garantindo, inclusive, negociações benéficas para ambas as partes.

Diante disso, algumas medidas podem ser bastante positivas nesse relacionamento com fornecedores. Uma vez que, além da obtenção de itens confiáveis, exista também uma comunicação que permita negociações que impulsionem o desenvolvimento do negócio.

O fato é que o sucesso das empresas deve-se também a uma gestão eficiente de fornecedores — que garantirá, entre outras coisas, oferecer ao consumidor final mais qualidade e preço competitivo.

Neste conteúdo, vou relacionar algumas excelentes sugestões de como ter um bom relacionamento com fornecedores. Confira!

1. Tenha uma boa comunicação

A comunicação é tudo em qualquer tipo de negócio e em transações entre compradores e fornecedores não poderia ser diferente. Por isso, aproveitar os canais de comunicação, que a tecnologia disponibiliza, torna esse contato mais eficiente e gera bons resultados nas negociações.

Sendo assim, fortalecer o diálogo, por meio dos vários canais, é essencial, como e-mail, Whatsapp, Facebook, entre muitos outros. Da mesma forma, é importante estabelecer contatos por meio de visitas presenciais — garantindo uma relação mais próxima, eficiente e sem ruídos.

 2. Crie relações de parceria

Tudo funciona melhor quando existe uma reciprocidade de gentileza e cordialidade. Nos negócios o bom relacionamento com fornecedores pode garantir boas parcerias — visto que uma relação amigável entre comprador e fornecedor gera melhores resultados, enseja mais diálogo e entendimento nas negociações que ambos terão pela frente.

Quando as duas partes colaboram, a comunicação fica mais fluida e os problemas ou imprevistos são solucionados mais facilmente. Dessa forma, as parcerias se formam e se tornam mais sólidas e permanentes.

3. Seja transparente

Ser transparente significa ser claro nas suas argumentações, garantindo uma comunicação mais franca nas negociações. Além disso, contribui para o bom relacionamento. Quem não aprecia uma pessoa franca, que fale sobre suas expectativas em relação ao que deseja?

Dessa forma, a negociação facilmente, torna-se mais clara e coesa e há um entendimento maior entre as duas partes. Cria-se uma boa possibilidade de parceria, visto que todas as questões são consideradas e explanadas.

4. Priorize a qualidade

Em uma negociação com um fornecedor uma série de fatores devem ser analisados, como preço, qualidade, imagem do produto no mercado, entre outros. Diante disso, priorizar a qualidade fala mais alto e é sempre recomendável, até pensando em nível de estoque. De nada adianta um preço mais em conta quando não existe qualidade.

Afinal, muito mais que o preço, o consumidor final busca a qualidade e eficácia de um produto. Se ele não aprová-lo, certamente, não voltará a comprar e isso pode significar prejuízos para o negócio.

5. Alinhe os processos

Uma administração eficiente envolve uma série de fatores, como uma política interna clara, uma gestão colaborativa e metas definidas. São processos que buscam definir as expectativas da empresa para que os colaboradores as sigam de forma alinhada e com maior empenho.

Da mesma forma, ocorre com os fornecedores. Ou seja, é necessário que eles conheçam as políticas da empresa, suas expectativas quanto à qualidade do produto fornecido, a demanda, entre outros detalhes que contribuem para uma seleção mais apurada.

Assim, torna-se possível avaliar os candidatos e filtrá-los para que somente se candidatem os que realmente se enquadram dentro do que a empresa espera em relação a determinado produto/serviço.

6. Negocie as condições

É fácil concluir que diante de um bom relacionamento comprador/ fornecedor é possível conseguir algumas vantagens e flexibilidade nas negociações. Prazos podem ser estendidos, descontos podem ser concedidos, entre outras vantagens. Pelo menos é feito um esforço para que isso ocorra.

Afinal as duas partes querem fechar o negócio e manter um relacionamento cordial para futuras novas transações.

7. Acompanhe os indicadores de desempenho

O relacionamento com os fornecedores tem influência direta na produtividade das empresas. Diante disso, é necessário que se avalie com frequência seu desempenho em vários aspectos. Isso pode ser feito com a ajuda dos KPIs (Key Performance Indicator ou Indicadores-Chave de Desempenho, em português).

Lembrando que nos KPIs para compras envolvem questões como prazo, aproveitamento, preço e lead time (o tempo que um produto leva para chegar ao comprador), entre outros, possibilitando o reconhecimento dos melhores fornecedores e os selecionando para os negócios.

8. Tenha diversos fornecedores

A concorrência entre diversos fornecedores é saudável e faz parte da maioria dos negócios. Afinal todos buscam uma boa negociação, que privilegie qualidade e preço competitivos. Dessa forma, ter muitas opções e optar pelas mais adequadas e que ofereçam maiores vantagens é sempre conveniente em qualquer transação de negócio.

9. Seja flexível

A flexibilidade em algumas decisões pode ser um grande diferencial para alcançar determinados objetivos. Por isso, um bom relacionamento com fornecedores depende dessa característica, pois significa estar aberto e considerar às mais diferentes possibilidades

Ser flexível tem a ver com a capacidade de construir uma parceria, tendo em vista que isso torna o relacionamento mais harmonioso, pois há um esforço mútuo de se ajudarem para a obtenção de resultados satisfatórios para ambas as partes.

10. Conte com uma empresa com soluções inovadoras

Além disso, você pode contar com uma empresa que colabora com os processos de sua empresa, como a Comlink que oferece soluções para as mais diversas questões, tanto para o comprador quanto para o fornecedor, como: cotação de serviços; cotações de materiais; Follow-up, que permite a gestão antecipada dos pedidos de compra, entre outras.

Como você pôde conferir neste conteúdo, o relacionamento com fornecedores é essencial para que os negócios alcancem produtividade e sucesso. Contar com uma empresa idônea e que garante ótimas soluções é uma excelente ideia para se manter em padrão de igualdade com a concorrência!

Se você gostou deste artigo e pretende aumentar a produtividade de sua empresa, entre em contato com o nosso site e garanta excelentes soluções para o seu negócio.

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