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Por que é importante acompanhar a oferta e demanda?

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Ao definir estratégias para o crescimento de um negócio, é importante considerar uma série de variáveis que interferem nessas questões. Por exemplo, captação e fidelização de novos clientes, criação da imagem do negócio, análise de indicadores de vendas, escolher os melhores produtos para venda, entre outros.

Esses pontos são fundamentais para conseguir trazer melhores resultados e despontar seu negócio no mercado. Quanto mais investir neles, mais eficientes serão as estratégias de crescimento.

E um dos pontos para os quais você deve estar atento diz respeito à oferta e demanda. Continue lendo e aproveite para tirar suas dúvidas sobre o tema.

O que é oferta e demanda?

Para entender os motivos pelos quais esse acompanhamento é tão importante, precisamos começar pelo básico: entendendo o que é oferta e demanda. Trata-se das duas forças de mercado que determinam os preços praticados e a oferta de bens para os consumidores.

Assim, temos:

  • oferta: é aquilo que está sendo oferecido para suprir as necessidades de um determinado público. Neste caso, se não houver qualquer outra questão que influencie, a tendência é que, quando o preço de um item aumente, há uma maior disposição dos vendedores para comercializá-lo e vice-versa. Normalmente quem determina a oferta são as empresas produtoras, que visam oferecer os produtos com maior preço e dentro das expectativas dos clientes;
  • demanda: é a solicitação daquele item pelos compradores. Neste caso, se não houver nenhuma outra variável envolvida, quando o preço de um item aumenta, a demanda por ele tende a diminuir, e vice-versa. Normalmente quem determina a demanda é o público consumidor, que está sempre em busca de itens com a melhor qualidade e menor preço.

O equilíbrio do mercado se dá quando a oferta e demanda estão equilibradas. Contudo, convenhamos que isso não acontece no mundo real, pois não é possível que as empresas saibam, de antemão, quais são todas as demandas do mercado. Ou seja, eventualmente há escassez ou abundância.

Além disso, as preferências e necessidades do público mudam com o tempo, o que exige cuidados por parte da empresa produtora para não gerar sobras de itens, o que gere diminuição dos preços.

Por que acompanhar a oferta e demanda?

Mas afinal, qual a importância em acompanhar a oferta e demanda dentro da sua área? Vamos trazer alguns dos principais motivos a seguir.

Oferta e demanda é o alvo principal de estudo da microeconomia

Você já deve ter ouvido falar sobre a lei da oferta e demanda, não é mesmo? Isso porque, segundo algumas perspectivas da microeconomia, seria isso que orientaria o mercado como um todo, sendo importante equilibrar essas forças.

Encontrar um ponto de equilíbrio possível dentro de uma realidade plausível é um dos grandes desafios dos economistas e dos gestores. Afinal, a ideia é maximizar os lucros e evitar perdas produtivas.

Permite a análise de um funcionamento sustentável de mercado

Estar atento a isso permite gerar uma balança mais equilibrada na sua empresa. Por exemplo, se há opções diversas disponíveis no mercado para um determinado produto, a tendência é que ele seja mais barato, já que a pessoa pode contar com diversas possibilidades de outros clientes para a compra.

Em contrapartida, caso você ofereça algo exclusivo (por exemplo, um item que não tenha no mercado, feito com material diferenciado, entre outros), não terão outras opções disponíveis e, assim, é possível elevar o preço.

É uma das variáveis envolvidas com precificação

Como você pode acompanhar ao longo de todo este artigo, oferta e demanda estão intimamente ligadas com precificação de itens. Portanto, para que você possa criar algo que seja, de fato, competitivo e evitar o afastamento de clientes, é importante considerar essas questões.

Por exemplo, se está comercializando algo que tem bastante oferta e pouca demanda no mercado, a elevação dos preços poderá ser uma estratégia ruim. Afinal, haverá outras opções disponíveis e que poderão ser igualmente ou mais atrativas.

Se você está vendendo algo mais exclusivo e está cobrando um preço menor do que deveria, perde-se em valor agregado do produto, afinal, você está comercializando algo que não é fácil de encontrar no mercado e, por essa lei, tende-se a ter um maior valor, principalmente, se for algo que há uma forte demanda.

Por exemplo, imagine que você é o único fornecedor de determinada peça utilizada por uma determinada indústria forte nacional. Provavelmente há diversas empresas que tenham interesse em fazer a compra com o seu negócio e, ao mesmo tempo, você tem a exclusividade de venda em território nacional.

Isso faz com que seu produto tenha uma forte demanda e o mercado tenha uma baixa oferta para oferecer. Com isso, os valores tendem a subir. Caso tenha algum tipo de divergência, isso poderá acarretar em perdas de lucratividade para o seu negócio.

Como realizar um acompanhamento eficiente?

Uma das principais formas mais eficientes de realizar o acompanhamento de oferta e demanda é por meio de plataformas específicas, que ofereçam esses dados no dia a dia. Por meio deles, é possível analisar quando há mudanças nesses parâmetros e agir de forma eficiente.

Por exemplo, a Comlink pode ser uma aliada importante nesse processo. Nós disponibilizamos uma plataforma completa e avançada que permite a você realizar negócios de forma eficiente, permitindo maior flexibilidade e eficiência nas negociações entre empresas compradoras e fornecedoras.

Você consegue ter um maior controle sobre as relações comerciais, permite-se maior facilidade nas trocas de informações entre as partes e você consegue acompanhar se há um aumento ou queda de demanda e organizar-se melhor sobre essas questões.

Por exemplo, se há um aumento de demanda, é possível organizar-se para aumentar o estoque e, assim, não deixar nenhum dos eventuais clientes na mão. Ao mesmo tempo, em um cenário de queda de demanda, você consegue identificar mais facilmente e reorganizar-se, até mesmo, para contornar a situação.

Analisar oferta e demanda é fundamental para compreender eventuais oscilações e, assim, minimizar problemas que possam vir a surgir. Antever cenários é uma forma estratégica de ação e necessária para potencializar resultados.

Para isso, é fundamental ter aliados importantes ao seu lado. Conte, portanto, com a Comlink. Nossa ferramenta permite ações mais estratégicas para esse tipo de controle, com melhores resultados.

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