Você sabe o que é business intelligence? Veja os benefícios e como aplicar!

6 minutos para ler

O conceito de Business Intelligence (BI) é citado o tempo todo em diversos contextos no mundo dos negócios. Nesse sentido, é importante saber o que é Business Intelligence e entender suas aplicações e implicações nas empresas. Assim, é possível saber mais sobre suas utilizações e suas possibilidades.

O BI está associado com o uso inteligente de dados em uma empresa e com a inteligência artificial. Dessa forma, é uma maneira de aproveitar a geração de dados em tempo real e em grande volume que vemos como característica dos tempos modernos.

Como uma vantagem, as empresas podem mencionar maior previsibilidade para a gestão. A seguir, vamos entender melhor o que é esse conceito.

O que é o Business Intelligence e como ele pode ser usado?

O Business Intelligence é uma solução de coleta, análise, processamento e geração de insights sobre os dados. É uma plataforma que lida com dados brutos e os transforma em valor, em conclusões preciosas para favorecer a tomada de decisão.

O BI pode ser compreendido como uma única solução, um software; ou também pode ser uma plataforma, com um conjunto de soluções. Inclui uma arquitetura inteira para armazenar dados, permitir análise e processamento e a construção de uma forma de raciocinar com base nesses dados.

Geralmente, a plataforma de Business Intelligence é usada para gerar relatórios e dashboards que explicam os dados. Assim, permite entender padrões e tendências. Ou seja, busca uma visão personalizada e específica acerca dos dados, explorando um ângulo ainda não explorado.

Dessa forma, é uma solução que possibilita responder as perguntas do negócio.

Antigamente, quando se falava em BI, se pensava em uma aplicação mais técnica que era gerenciada somente por pessoas da área de dados. Hoje, no entanto, o software evoluiu para ser um centro democrático de informações sobre o negócio.

Então, o sistema pode ser utilizado por qualquer pessoa para extrair as conclusões de que precisam.

Quais são os principais exemplos do uso de BI?

Um exemplo muito claro é a geração de relatórios sobre os dados. O sistema permite coletar dados brutos, identificar padrões e tendências, de modo a gerar documentos que demonstram esses dados de uma forma fácil de visualizar.

Esses relatórios são cheios de gráficos que respondem as perguntas do negócio. Além disso, apresentam filtros que correlacionam dados e apresentam a empresa de uma forma mais clara, de acordo com a perspectiva de quem busca analisar.

As análises integram dashboards completos também. Um dashboard é um painel com dados, métricas, gráficos, filtros e outros elementos componentes de um relatório. A questão sobre eles é que são interativos e permitem uma gestão em tempo real.

Ou seja, o usuário consegue interagir com os dados, mudar as formas de visualização, escolher outros filtros e obter uma atualização realista do que está acontecendo.

Um dos exemplos do BI é para acompanhar tendências de vendas em séries temporais. Nesse caso, é possível saber o que aconteceu e ainda prever resultados futuros.

Outro exemplo é para prever a necessidade de compras. Em uma empresa que precisa adquirir matérias-primas, peças ou outros insumos, o BI pode ajudar a estimar a demanda e assegurar menos erros.

Quais os benefícios ganhos?

Vejamos alguns benefícios do BI para as empresas.

Melhoria na tomada de decisões

Um dos fatores é a melhoria da tomada de decisões. Já que os gestores têm acesso aos dados em formas fáceis de visualizar, eles conseguem tomar decisões mais efetivas, que trazem melhor impacto para a empresa.

Ou seja, as decisões serão otimizadas com maior certeza acerca dos seus impactos e consequências. Assim, a empresa pode optar pelas opções com menores riscos e menos problemas associados, de modo a assegurar o máximo de bons resultados.

Se antigamente as decisões eram baseadas somente em intuição, hoje o BI ajuda a fortalecer as decisões, com base em probabilidade. Nesse sentido, é possível errar menos, com uma previsão acertada sobre o futuro.

Melhoria de desempenho

Também nota-se uma melhoria no desempenho das operações. A busca por maior precisão favorece os processos, pois ajuda a identificar possíveis gargalos e erros que já existem. Diante disso, os gestores possuem mais argumentos para investir na melhoria e na padronização dessas funções.

Redução de riscos

Também vale mencionar que o BI reduz os riscos inerentes à produção e a compras de insumos. Em qualquer empresa, é comum ter que lidar com esses riscos e incertezas no processo produtivo.

Com uma solução eficiente e consistente de Business Intelligence, a companhia garante maior visibilidade, justamente para combater esses riscos.

Isso porque um dos elementos dos dashboards são os indicadores. Eles permitem monitorar performance, avaliar o desempenho e garantir menos potenciais falhas e imprevistos, de modo que haja maior segurança na produção.

Riscos de segurança, perdas, falhas consideráveis e graves são todos eliminados. Uma gestão mais previsível, mais consistente e mais adequada a cada cenário.

Como a tecnologia pode ser usada para o setor de compras?

Para compras, um BI pode ser utilizado como uma ferramenta capaz de ser previsível. É possível estimar a demanda com base em informações históricas, de modo a saber exatamente quanto a empresa necessita em uma determinada aquisição. Por exemplo, antes das compras de insumos, a empresa pode ter uma visão certeira do quanto precisará em um determinado período. Assim, pode tomar a melhor decisão e garantir uma compra adequada, precisa de acordo com os objetivos da empresa.

Outra vantagem é um controle de estoque mais inteligente, onde são estocados apenas os itens que realmente são necessários, evitando prejuízos e compras desnecessárias.

Como vimos, entender o que é Business Intelligence é uma importante tarefa para empresas de todos os tipos atualmente. Esse conhecimento possibilita compreender como avançar de forma previsível, obter os melhores resultados, enfrentar os riscos e enxergar possibilidades de ação.

Com o BI, é possível entender padrões e tendências difíceis de ver a olho nu, a partir da gestão de dashboards interativos e indicadores. Quem ganha com isso é a empresa e os seus clientes, bem como outros agentes em uma cadeia logística.

Gostou deste conteúdo? Então, assine a nossa newsletter e continue aprendendo mais.

Siga-o-nosso-instagram-e-fique-por-dentro-das-novidades-1 Você sabe o que é business intelligence? Veja os benefícios e como aplicar!
Posts relacionados

Deixe um comentário