A negociação com fornecedores está entre os pilares mais importantes da gestão de compras e, quando o setor opera alinhado com os objetivos estratégicos da empresa, ganha importância ainda maior.
Com o estabelecimento de contratos de fornecimento elaborados, bem negociados e parceiros comprometidos, os objetivos que visam garantir a competitividade ficam mais fáceis de alcançar.
Isso porque a sinergia necessária para operar em um esforço conjunto para produzir um valor superior para o consumidor final, depende de negociações hábeis em toda a cadeia, de modo a melhorar processos e potencializar oportunidades em todo o fluxo produtivo. Vamos entender como desenvolver o relacionamento ideal? Confira!
1. Forme uma boa rede de fornecedores
Tudo começa com processos estruturados e eficientes de seleção e homologação de fornecedores. O primeiro motivo é evidente: se eles não corresponderem aos critérios que atendam às necessidades da empresa, não terão condições de fazê-lo.
Além disso, uma rede com vários fornecedores facilita que eles sejam substituídos, se necessário, e aumenta o seu poder de barganha. As negociações fluem melhor quando o fornecedor sabe que ele não é a única opção de negociação que você tem.
2. Planeje suas negociações
O planejamento de compras ajuda a programar suas negociações e fornece metas e objetivos para elas, o que é fundamental. Além dele, a própria negociação pode ser planejada, especialmente as mais volumosas e importantes.
Determinar previamente o máximo de flexibilização aceitável, principalmente em relação ao preço, aos prazos e à qualidade, ajuda a evitar decisões impulsivas e influenciadas pela habilidade de negociadores experientes.
3. Invista em relacionamentos
Uma boa negociação consiste em um acordo que garanta ganhos mútuos e é estabelecida com base em objetivos comuns. Afinal, os fornecedores dependem do sucesso dos seus clientes e vice-versa. Contudo, também existem os interesses de cada parte, que podem ser conflitantes.
O bom relacionamento facilita os acordos e flexibilizações que podem alinhar propósitos que são fundamentais. Além disso, o bom relacionamento com fornecedores também envolve o constante monitoramento do desempenho de cada um deles e a troca de feedbacks, o que ajuda a estabelecer sinergia.
4. Aplique gestão à negociação com fornecedores
Negociações com fornecedores envolvem vários procedimentos, como a cotação de materiais, a organização de leilões reversos, o estabelecimento de acordos, a gestão de contratos entre outros.
Manter esses processos organizados e estruturados é fundamental para garantir uma boa negociação, pois ela funciona melhor quando baseada em dados concretos e verificáveis sobre a operação do setor de compras.
Exemplo
Digamos que determinado fornecedor esteja exagerando no atraso de entregas e na quantidade de itens faltantes nos pedidos. Isso está prejudicando a produção e você precisa negociar uma solução.
Reclamar do problema pode dificultar uma negociação e gerar incômodos, enquanto o acompanhamento regular e sistemático dos processos permite trabalhar com indicadores e relatórios que evidenciam o que precisa melhorar de forma concreta.
Com base nesses dados e em um modelo de gestão estruturado, fica mais fácil envolver os fornecedores na solução do problema, no lugar de gastar tempo com debates menos produtivos e negociações mais estressantes.
Por fim, a negociação com fornecedores pode ficar muito mais fácil se você contar com parceiros como a Comlink. Nossas soluções são desenvolvidas para fortalecer e facilitar o relacionamento, com ferramentas que otimizam esses processos.
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