Você sabe porque uma boa gestão de estoque é algo essencial ao bom funcionamento da sua empresa? Saiba que é um fator importante para que a empresa esteja abastecida de forma correta e não tenha problemas com o fornecimento.
Os gestores devem estar atentos com a reposição dos estoques e o uso de indicadores pode ajudar nessa gestão.
No presente texto, vou lhe apresentar os principais indicadores de estoque, explicando quais são. Assim como abordar a importância de acompanhá-los regularmente. O assunto é de seu interesse? Então venha comigo e tenha uma boa leitura!
O que são indicadores de estoque?
Antes de mais nada, eu vou contar o que são os indicadores de estoque. Você já ouviu falar nesse termo? Esse conceito nada mais é do que ter indicadores que ajudam a controlar o estoque, como o próprio nome sugere. Esse controle é importante para que os pedidos dos clientes sejam atendidos de forma satisfatória.
A gestão eficiente do estoque é importante, porque é um processo que ajuda a crescer a empresa no grau de satisfação junto aos clientes. Além desse fato, é uma forma de o gestor conseguir avaliar o quanto o negócio pode funcionar, por meio do controle das mercadorias.
Os indicadores de estoque também deixam claro que produtos têm mais demanda, os que não vendem tão bem assim e os que se perderam. Por meio de um trabalho eficiente com indicadores de estoque, é possível ter dados concretos que ajudam na tomada de decisões e crescimento da empresa.
Quais são os principais indicadores de estoque?
Agora, eu vou abordar com você os principais indicadores de estoque existentes. Confira quais são!
Giro de estoque
O giro de estoque serve para mostrar para empresa a frequência de renovação total do estoque. É uma informação de total relevância, especialmente se colocarmos em perspectiva que a rotatividade do estoque é importante para percebermos quais produtos tem mais saída.
A partir do resultado do giro de estoque, diversas estratégias podem ser traçadas. Inclusive algumas envolvendo estratégias de vendas, anúncios e até de marketing digital, para aumentar a venda de determinados produtos que estão a muito tempo parados.
Para calcular o giro de estoque, você deve apenas dividir a quantidade total de vendas realizadas pelo estoque médio. Vale ressaltar que o estoque médio é a soma do estoque inicial com o estoque final, dividido por dois.
Ruptura de estoque
O próximo indicador é a ruptura de estoque. Como o nome sugere, este indicador mostra o que falta no estoque. A porcentagem mostrada neste indicador refere-se ao que deve ser completado para que o estoque chegue a 100%. Por exemplo, se uma empresa vende um produto de várias marcas e uma delas está em falta, essa é a porcentagem que está em ruptura.
Ao contrário do giro de estoque, a ruptura de estoque deve ser mantida o mais baixo possível. Afinal de contas, quanto maior ela for, menores são as opções para o consumidor. Esse é um indicador de que você precisa fazer a reposição do seu estoque.
Se o seu consumidor não encontrar o que ele quer na sua loja, o provável é que ele procure o mesmo produto em outro comércio. Por isso, o ideal é que a ruptura de estoque seja o mais próximo de zero possível.
Taxa de retorno
Seguindo, temos a taxa de retorno. Esse indicador mede quantos itens retornaram ao estoque após a compra ter sido finalizada. Para calcular a taxa de retorno de um produto, deve-se dividir a totalidade de produtos devolvidos pela totalidade de produtos vendidos. Esse número é multiplicado por 100.
Esse é um dos indicadores de estoque que pode ser utilizado para perceber como está o índice de satisfação do cliente em relação ao seu produto. No cenário ideal, a sua taxa de retorno deve ser o mais perto de zero possível. Portanto, fique de olho a aumentos repentinos na sua taxa de retorno.
Ao acompanhar o crescimento desse indicador, os gestores podem agir de forma rápida e evitar maiores problemas de insatisfação de consumidores.
Tempo de reposição
Quando se fala em indicadores de estoque que têm impacto direto na experiência geral do consumidor, o tempo de reposição é um dos que deve estar no topo da lista. Um tempo de reposição pequeno significa mais vendas e uma experiência de compra melhor para o cliente.
A eficiência dos processos de compra e venda dependem de um estoque reposto em um tempo moderado. De preferência, sem demoras excessivas.
A diversos fatores que podem influenciar em um tempo de reposição alto. Por isso atende é esse indicador e evite um tempo de espera muito grande. Para isso, vale a pena contar com ferramentas tecnológicas de automação e até mesmo empresas e fornecedores que forneçam dados precisos na hora de realizar a entrega para o seu estoque.
Perdas
Esse é, sem dúvidas um dos indicadores de estoque que mais dá dores de cabeça aos donos de empreendimentos. Perdas representam custos elevados a qualquer empresa, diminuindo o seu faturamento. Para calcular o índice de perdas de uma empresa, é necessário fazer a seguinte conta:
estoque total – total das vendas – estoque atual
Ao fazer essa subtração, você vai chegar ao número de perdas. É importante, acima de tudo ficar de olho no que está causando o número de perdas na sua empresa. Além de furtos, roubos, e outros motivos alinhei os a vontade dos gestores, deve-se evitar ao máximo problemas na hora de armazenar os produtos.
Para manter este indicador baixo, deve-se evitar avarias, compras em excesso e armazenamento indevido.
Qual é a importância de acompanhar os indicadores de estoque?
Agora que você já sabe tudo sobre indicadores de estoque, por fim, é importante falar um pouco do acompanhamento regular dos indicadores de estoque referidos. Por que é importante ter essa atitude? É sobre isso que vou falar nesse tópico. Leia mais!
Identificação de eventuais falhas
Os indicadores de estoque vão ajudar você a identificar as falhas que existem em seu comércio. A partir disso, vai ser possível corrigir essas falhas de uma forma muito mais eficiente ao identificá-los de prontidão.
Aperfeiçoamento de tarefas
A partir da correta identificação, vai ser possível identificar e aperfeiçoar tarefas, de modo a não ter mais falhas. Quem não quer um negócio funcionando de forma diminuir os erros, não é mesmo?
Preparação eficiente do estoque para demandas
Suprir as suas demandas de forma eficiente é o grande segredo para crescer no mundo dos negócios. E uma boa gerência do estoque só é possível por meio de indicadores bem-feitos.
Conhecer os principais indicadores de estoque, seu uso e a importância de sua aplicação são essenciais para o crescimento de qualquer negócio. Afinal de contas, erros na hora de gerenciar o estoque são a raiz de problemas no e-commerce, o que impede o crescimento e lucro com as vendas.
Esse assunto tem muita importância e merece toda a atenção, não é mesmo? Para que você não fique por fora do conteúdo da Comlink, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook e também no Instagram!