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Quais são os desafios de um gestor de compras e como superá-los?

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Gerenciar uma operação complexa e estratégica para as empresas requer a atuação de um gestor de compras qualificado para lidar com a demanda dessa rotina. Some a isso o fato de que a competitividade do mercado é um desafio a ser superado por quem busca crescer na carreira.

Para alcançar esse resultado é preciso construir um excelente currículo, desenvolver habilidades de liderança e contar com o seu networking para continuar avançando. Além disso, no decorrer da sua experiência como gestor você vai conhecer bem o funcionamento da área e os obstáculos que podem afetar o desempenho.

Por esse motivo, listamos os principais desafios que afetam os profissionais de compras e que podem causar prejuízos à empresa. Se você quer conhecer mais sobre o assunto, prossiga com a leitura deste post!

Qual é o papel gestor de compras?

Exercer o cargo de gestor é uma grande responsabilidade tanto com o resultado da empresa para a qual trabalha como para com a equipe que gerencia. Essa é uma posição complexa que exige a capacidade de planejar a execução das atividades relacionadas ao abastecimento da operação.

Além disso, também deve desempenhar as atividades relacionadas à motivação e propiciar aos colaboradores o apoio necessário para garantir a sua produtividade e eficiência.

Adicionalmente, o gestor de compras é responsável pelo orçamento da área e, assim, deve alocar corretamente esses recursos de acordo com a estratégia do negócio. Também devemos destacar a sua contribuição para o alcance dos objetivos organizacionais.

Faz parte da sua atuação garantir que as metas sejam alcançadas e, ao mesmo tempo, monitorar os resultados do trabalho executado. Todos esses exemplos revelam que a qualidade do gestor depende de diversos elementos que precisam ser desenvolvidos para chegar até essa posição.

Quais os desafios do gestor de compras?

Naturalmente, o ser humano tende a evitar situações que podem gerar desconforto ou risco. Porém, o nosso crescimento só acontece quando saímos da nossa zona de conforto, seja na vida pessoal ou no trabalho. Ser capaz de superar esses obstáculos é uma das características mais importantes para ser um gestor.

Por isso, listamos os principais desafios enfrentados e como superar essas dificuldades com dicas práticas.

Gerenciar o capital humano

Independente de qual seja o tamanho da sua equipe é preciso entender quem de fato move a empresa: as pessoas. Se você não está preparado para lidar com a diversidade e a individualidade das pessoas sob a sua gestão é melhor desenvolver essa competência o mais rápido possível.

A figura do líder vai além da distribuição de tarefas e cobrança de metas. Esse é um papel que deve ser exercido por pessoas capazes de guiar a equipe e de incentivar os profissionais a crescer de acordo com o seu potencial.

Portanto, busque entender o comportamento e as expectativas de quem trabalha com você e exerça uma influencia positiva na sua carreira.

Desenvolver estratégias de negociação

Tornar a operação mais econômica e reduzir desperdícios são princípios que devem guiar as ações do gestor de compras. Por isso, é essencial manter um equilíbrio entre a qualidade dos insumos adquiridos e os preços que são cobrados. A melhor maneira de reduzir os custos é por meio da negociação com fornecedores.

Isso quer dizer que antes de fechar o pedido é fundamental conhecer quais são as melhores condições em termos de preços, prazo de entrega e condições de pagamento. A ideia é fechar a negociação em um cenário ganha-ganha, ou seja, todos saem satisfeitos com o resultado.

Portanto, o seu foco deve ser garantir as melhores condições para a sua empresa e oferecer, em contrapartida, a possibilidade de compras ou o fechamento de um contrato de exclusividade.

Solidificar a parceria com fornecedores

Abastecer a empresa depende exclusivamente dos fornecedores contratados para fornecer materiais ou prestar serviços. Quando essa relação não está equilibrada, é comum que o envio dos pedidos seja feito com atraso ou que os preços cobrados não sejam competitivos.

Uma das práticas utilizadas para criar um senso de benefício mútuo é a prática de desenvolvimento de fornecedores. Essa prática consiste em criar iniciativa na operação do fornecedor com o intuito de:

  • otimizar a execução dos processos;
  • aproveitar a sua capacidade produtiva;
  • melhorar a qualidade dos produtos e serviço; e
  • alinhar os objetivos em todos os elos da cadeia de suprimentos.

Atualmente, também é importante destacar que as empresas buscam reduzir a sua dependência e, por isso, contam com vários fornecedores capazes de suprir as suas necessidades. Portanto, vale a pena desenvolver esse contato para agregar valor aos parceiros e construir um relacionamento duradouro aumentando, assim, a confiabilidade.

Criar uma relação com o setor de estoque

A área de compras não pode desempenhar as suas atividades sem o apoio da gestão de estoque. Nesse caso, esse departamento fornece as informações para que os compradores possam planejar o abastecimento de materiais conforme a necessidade.

Para superar esse problema, é importante reforçar que essa é uma relação de mão dupla. A área de compras requer o compartilhamento de dados enquanto o departamento de estocagem precisa que os insumos e produtos sejam disponibilizados em tempo hábil. Assim, ambos devem colaborar para que esse objetivo seja atingido.

Contar com profissionais qualificados

Muitas vezes, as organizações têm dificuldades em encontrar o profissional com o perfil compatível com a cultura organizacional. Contudo, o gestor pode ter um papel mais ativo no desenvolvimento das competências que são valorizadas pela alta liderança.

A nossa sugestão é que a empresa invista em treinamentos e cursos com o intuito de formar pessoas qualificadas para lidar com as particularidades do negócio. Essa é uma prática que:

  • incentiva a inovação a interna;
  • gera a flexibilidade no atendimento ao cliente;
  • permite a criação de soluções para problemas rotineiros;
  • ajuda a desenvolver a capacidade de trabalhar de forma autônoma.

Além disso, a criação de um programa de qualificação é uma excelente tática para preparar a equipe para assumir posições de liderança no futuro.

Alinhar custo e qualidade

Manter o equilíbrio entre o custo-benefício e a qualidade dos bens adquiridos faz parte da rotina do gestor. Essa é uma função que merece destaque, pois ajuda a tornar a empresa mais eficiente, produtiva e alinhada com a demanda dos clientes.

A atuação do gestor de compras com o apoio da equipe é essencial para alcançar esse resultado e gerenciar os recursos disponíveis da melhor forma possível. A ideia é manter as finanças em dia, bem como, garantir o abastecimento da operação.

Não podemos deixar de considerara importância da área comercial. Se você quer otimizar esse processo, leia o nosso post no qual elencamos 7 estratégias de vendas que vão melhorar os seus resultados.

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