Para que a empresa alcance um desenvolvimento sustentável a longo prazo, é relevante contar com uma gestão estratégica de compras. A área de suprimentos cumpre um importante papel na empresa quanto à otimização das escolhas de materiais e insumos para que a produção seja potencializada.
Contudo, para realizar boas compras e atender as necessidades de sua corporação, é necessário dispor de algum recurso tecnológico para organizar as prioridades, conhecer os prazos e criar um bom fluxo nos estoques.
Pensando nisso, separei neste artigo as melhores práticas para melhorar a sua gestão de compras. Continue a leitura e confira!
Qual a importância da gestão estratégica de compras?
O surgimento de novas empresas está criando uma pressão quanto à competitividade em diversos mercados. Isso gera um importante impacto para que a empresa reduza custos, pois as margens de lucro se tornam cada vez mais menores.
Nesse quesito, a procura por excelência no uso dos recursos disponíveis se tornou essencial para assegurar condições de continuidade do negócio. Portanto, buscar fornecedores alinhados às suas necessidades e comprometidos com o cumprimento dos prazos é fundamental para otimizar o processo de compras.
Aliás, trazer mais inteligência para a escolha dos itens a serem adquiridos, para organização de prazos e também para a gestão logística é importante para assegurar bons preços e a continuidade da produção. Além disso, contribui para a administração dos estoques e garante os padrões de qualidade que a empresa oferece.
Como implementar uma gestão estratégica de compras?
Entender como implementar uma gestão de compras estratégica em sua empresa é um passo importante para melhorar os resultados e a lucratividade do negócio. Para isso, existem algumas boas práticas que vão lhe ajudar a ter uma ótima performance. Quer saber quais são? Então, continue a leitura que explicamos para você!
1. Faça um bom planejamento
O primeiro passo a fim de implementar essa gestão é realizar um planejamento bem elaborado. Essa etapa vai lhe ajudar a compreender quais são os pontos fracos e fortes da empresa, a estabelecer metas realistas e também a traçar planos que ajudem a otimizar as compras do negócio.
Nesse sentido, uma boa dica é utilizar os dados históricos do negócio a fim de compreender melhor os períodos de sazonalidade. Assim, você consegue ajustar suas compras para trabalhar com um nível de estoque adequado, evitando a falta ou a sobra de produtos.
Ademais, vale também pensar em um plano de ação e adotar uma metodologia de gestão de compras adequada para o seu estabelecimento. Com isso, você garante boas receitas a custos mínimos, maximizando os lucros alcançados.
2. Utilize KPIs para mensurar as ações
Além de fazer um bom planejamento, é fundamental encontrar meios para avaliar o desempenho e entender quais são as melhorias cabíveis para o seu negócio. Existem diversas opções que podem ajudar no acompanhamento dos resultados da empresa, portanto, é válido conhecê-las.
Exemplificando, é importante avaliar a qualidade dos produtos comprados, acompanhar o lead time, o prazo de pagamento, a performance dos fornecedores e muitos outros indicadores. Por meio deles, é possível ter uma visão mais ampla sobre o departamento de compras.
Também é aconselhável utilizar um bom sistema para monitorar com mais eficiência os indicadores. Existem, inclusive, softwares que ajudam com emissões de relatórios e automatização de diversas tarefas dessa categoria.
3. Escolha bons fornecedores
Encontrar bons fornecedores para o negócio pode fazer toda a diferença na gestão de compra da empresa. Por meio de ótimas parcerias, você consegue obter vantagens que vão lhe permitir maior destaque no mercado de atuação.
Ter à disposição fornecedores de qualidade, por exemplo, favorece a negociação de prazo de forma a melhorar o capital de giro do negócio, propiciar descontos em compras de maior quantidade e outros benefícios que vão lhe gerar um diferencial competitivo.
Além disso, você pode contar com o apoio deles em ações promocionais, por exemplo. Com a intenção de escolher os fornecedores, observe a reputação deles no mercado, entenda as condições que oferecem e negocie acordos interessantes para ambas as partes. Assim, é mais fácil construir parcerias de sucesso.
4. Conte com a tecnologia
Usar soluções inovadoras na gestão de compras é fundamental para obter melhores resultados. Ter acesso a sistemas que ofereçam facilidades no momento de gerenciar esse aspecto tão importante do negócio pode ser a chave para o sucesso da empresa.
Por exemplo, fazer a governança do cadastro de materiais é essencial e contar com a tecnologia pode ser muito válido nesse sentido. Sendo assim, dispor de recursos que auxiliem na hora de negociar com os fornecedores, ajuda a entender os preços praticados por eles e a controlar o estoque para melhorar as estratégias de compras com o objetivo de encontrar o mais adequado para a sua empresa.
Desse modo, vale investir em soluções que ofereçam recursos para cada etapa mencionada. Assim, você otimiza a gestão de compras e a torna uma parte estratégica da organização.
Quais os benefícios de implementar tais dicas?
Ao implementar as sugestões listadas anteriormente, a corporação ganha em termos de padronização, organização e redução do ciclo de compras, além de ampliar sua capacidade de competição nos mercados. Isso também afeta suas relações com os fornecedores, o que, por sua vez, pode gerar parcerias duráveis e benéficas para ambas as partes.
Também é viável fazer cotações com mais eficiência, gerenciar os pedidos, desde seu início até as baixas para conseguir destaque no nicho de atuação da empresa. Portanto, vale a pena incorporar as dicas para usufruir dessas vantagens.
Viu como a gestão estratégica de compras é importante para o seu negócio? Por meio das inovações provenientes da transformação digital você consegue potencializar os resultados obtidos. Além disso, ao contar com sistemas que ajudam desde a gestão de fornecedores, até a baixa de pedidos, é possível realizar compras de maneira otimizada, melhorando a lucratividade do seu estabelecimento.
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