gestao de suprimentos
suprimentos suprimentos

Como melhorar a gestão de suprimentos dentro da empresa?

6 minutos para ler

A gestão da cadeia de suprimentos deve procurar continuamente as práticas mais eficazes para que as organizações consigam melhorar sua competitividade no mercado.

A análise e o aperfeiçoamento dessa cadeia é um modo de contribuir para que a empresa responda com mais rapidez às transformações e melhorem sua eficiência operacional.

A gestão de suprimentos deve analisar todos os processos que a cadeia envolve. Separamos aqui algumas práticas que vão ajudar o gestor nessa área. Leia nosso conteúdo na íntegra para conferir!

Melhore a gestão de suprimentos com a previsão de demandas

O planejamento é uma das partes mais importantes na gestão de suprimentos. É necessário dispor de uma previsão de demanda de suprimentos mais precisa a fim de evitar imprevistos e atrasos. Sempre avalie os dados, identifique os períodos sazonais.

É importante manter uma boa comunicação com a área comercial para compreender quais são as necessidades dos consumidores.

Otimize os processos com a gestão de seus fornecedores

Os fornecedores são o começo da cadeia de suprimentos. Isso significa que eles sempre impactam no desenvolvimento de todos os processos.

A seleção de fornecedores de confiança, que contam com matéria-prima de boa qualidade e respeitam os prazos, contribui para que sejam entregues produtos e serviços da melhor qualidade.

É necessário realizar uma pesquisa integral para identificar os fornecedores que têm uma boa reputação para sustentar os padrões mais elevados de qualidade, o atendimento ao consumidor, as embalagens e práticas éticas de efetivar negócios.

É necessário que você crie um bom relacionamento com o fornecedor, mas não pode ficar dependente somente dele. Devemos ficar sempre atentos ao mercado para conseguirmos identificar fornecedores sempre melhores.

Integre a comunicação com a equipe de funcionários

Além de nos mantermos constantemente atualizados sobre o mercado, também é relevante envolvermos todas as equipes para que fiquem conscientes sobre a etapa em que o trabalho se encontra e dos detalhes do processo.

O compartilhamento das informações é uma das melhores formas de evitar erros e retrabalhos. Podemos assim identificar as soluções mais eficientes e manter uma gestão de dados mais eficaz.

Desenvolva as habilidades dos funcionários por meio de treinamentos

Na gestão de suprimentos, as pressões são diárias, principalmente do ponto de vista operacional. Ainda assim, o gestor deve se preocupar com o desenvolvimento dos funcionários, com o aperfeiçoamento de suas habilidades.

É possível fazer isso por meio de uma avaliação regular do trabalho dos colaboradores, de treinamentos periódicos, da elaboração de planos de sucessão para cargos mais elevados e outras ações.

As estratégias para o desenvolvimento dos funcionários não implicam somente em um programa de treinamentos periódicos formais. É preciso também investir nos treinamentos no próprio ambiente de trabalho por meio da rotação de atribuições múltiplas e treinamentos baseados na modelagem de cenários.

Dessa maneira, os colaboradores aprendem o funcionamento dos processos e quais são os impactos que causam nos negócios. Além disso, os colaboradores ficam atualizados sobre a política da empresa e as demandas do mercado.

Compreenda as necessidades futuras do mercado pensando em longo prazo

Outro ponto importante na gestão de suprimentos é considerar as coisas em longo prazo. Desse modo, você poderá compreender as necessidades futuras dos consumidores.

A análise e o aprimoramento da cadeia de suprimentos é um processo de aprendizagem com a finalidade de melhorar os serviços do momento presente, mas também para melhorar o atendimento e as entregas aos clientes futuramente.

Quando simplificamos a cadeia global de abastecimento, melhoramos a eficiência durante o ciclo de vida do produto. Toda empresa tende a lucrar mais quando melhora a previsão e o cronograma das demandas, aperfeiçoa as linhas de produção e diminui os gastos.

Por esse motivo, ter um entendimento mais profundo de todos os processos e se antecipar ao mercado são pontos de muita importância para o sucesso da empresa.

Controle os estoques apurando os materiais

As atividades de estoque são muito importantes para a gestão de suprimentos. Para assegurar o funcionamento da linha de produção, devemos ficar atentos ao recebimento dos itens, à estocagem no armazém, à gestão do inventário.

Quando os insumos sofrem algum dano, eles não podem ser empregados no ciclo de produção. Se a quantidade de materiais não for suficiente, isso pode causar atrasos e interrupções.

Melhore os resultados com o controle sobre o processo de entrega

A etapa final na venda de produtos é a entrega ao cliente final. É possível melhorar os serviços de frete nessa etapa. Para traçar a melhor rota, vale a pena recorrer a um sistema automatizado de roteirização — assim, economizamos dinheiro e tempo para a efetivação das remessas.

No setor de transportes, a gestão de suprimentos é um processo muito estratégico. Atualmente, os transportes desenvolvem um papel mais vital para as empresas, que ultrapassa os simples envios de produtos.

Para assegurar o aperfeiçoamento do setor de transportes, devemos investir no desenvolvimento de métodos e processos mais eficazes.

Automatize a gestão de suprimentos com a tecnologia adequada

A gestão de suprimentos bem-sucedida costuma fazer uso da tecnologia para melhorar e automatizar os processos. Uma dessas soluções tecnológicas é o WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém).

Os sistemas mais desenvolvidos podem automatizar o processo de manipulação dos materiais e melhorar a eficiência geral. Os sistemas de gestão de suprimentos permitem que a empresa otimize a alocação dos recursos humanos e efetue um controle otimizado dos custos.

As cadeias de suprimentos devem analisar, com regularidade, as implementações do sistema de gestão de warehouse para definir se existem recursos que não estão sendo aplicados. O gestor também pode avaliar a necessidade de aplicar recursos financeiros em outra tecnologia para dar suporte às ferramentas tecnológicas já existentes.

É importante que os sistemas e processos funcionem corretamente para que seja criada uma cadeia de suprimentos mais eficaz.

A Comlink fornece uma solução completa, que otimiza os processos da cadeia de suprimentos: cotação de materiais e serviços; módulo de negociação; confirmação de pedidos; acordos comerciais; baixa dos pedidos, RFID e muitas outras.

Se desejarmos a gestão de suprimentos ideal, é necessário analisar quais são as estratégias e as soluções mais cabíveis, mais compatíveis com o perfil do seu negócio. Por isso, as dicas acima são tão relevantes para aprimorar a cadeia de suprimentos.

Já tem um bom sistema para gerenciar processos de suprimentos? Aproveite para conhecer a Comlink e as soluções que ela oferece aos seus clientes!

Siga-o-nosso-instagram-e-fique-por-dentro-das-novidades-1 Como melhorar a gestão de suprimentos dentro da empresa?
Posts relacionados

Deixe um comentário