Gestão de entregas: como fazer de forma estratégica? Entenda!

5 minutos para ler

Com o aumento das vendas pela internet e a globalização dos negócios, uma gestão de entregas eficiente é fundamental. Atrasos e erros podem gerar grandes prejuízos e, até mesmo, comprometer a credibilidade da empresa.

Além de garantir que o prazo seja cumprido, a integração com outros setores e uma logística estratégica faz parte de uma gestão de entregas inteligente. Quer saber como aprimorar isso dentro da sua empresa? Continue acompanhando e confira as dicas exclusivas que separamos neste conteúdo.

Entenda o que significa gestão de entregas

Antes de falarmos sobre as várias formas de melhorar a gestão de entregas dentro da sua empresa é importante esclarecer o que isso significa. Em linhas gerais, essa área tem a responsabilidade de acompanhar a carga desde que o transporte sai do centro de distribuição até chegar ao cliente.

Essa operação envolve a distribuição inteligente da carga, o planejamento das rotas e a notificação quanto ao status do pedido, por exemplo. Tudo com foco em reduzir o tempo de entrega, os custos e aumentar a produtividade.

Portanto, os profissionais dessa área precisam realizar a triagem das encomendas, encaminhá-las para as melhores rotas, acompanhar a entrega e também lidar com eventuais contratempos.

Confira a importância de um processo estratégico

A gestão de entregas vai além de criar uma boa rota e encaminhar os itens adquiridos. Hoje em dia, os compradores estão cada vez mais exigentes e um prazo muito longo pode ser motivo de desistência no momento da negociação .

Uma gestão inteligente precisa lidar com um grande número de entregas no menor tempo possível e sem falhas. Da mesma forma, necessita de processos de logística reversa, para o caso de devoluções e trocas.

Não basta vender bem. É fundamental que o produto chegue até a empresa compradora de forma satisfatória. Demora, produtos extraviados e equívocos podem ser a diferença na hora de fechar a negociação. Afinal, se a empresa compradora tiver algum problema uma ou duas vezes, dificilmente repetirá a compra.

Por outro lado, uma gestão estratégica consegue ver o processo como um todo e identificar rapidamente os gargalos, as falhas e os pontos que precisam ser melhorados. Com isso, garante uma entrega mais eficiente.

Veja como implementar uma gestão de entregas eficiente

São incontáveis as vantagens de uma boa gestão de entregas. Mas como implementar isso dentro da sua empresa? Confira abaixo algumas dicas valiosas e torne-se uma boa referência no mercado.

Monitore as entregas da melhor forma

O monitoramento consiste em acompanhar o processo do início ao fim. Ele permite que eventuais falhas sejam detectadas rapidamente e que você saiba exatamente em que ponto a operação se encontra. Com isso, caso algum problema aconteça, fica mais fácil corrigi-lo e reverter eventuais danos antes que eles se tornem algo maior.

Para tanto, o uso de softwares e aplicativos para rastreamento são essenciais. Por meio desse apoio, você mantém o comprador informado e consegue prever qualquer tipo de atraso ou extravio. Da mesma forma, se uma determinada rota apresenta problemas recorrentes, por exemplo, é possível repensar o trajeto.

Faça um bom planejamento para as entregas

Quem atua na área de logística sabe que o planejamento tem um peso muito grande no sucesso da operação. Isso significa alinhar todas as áreas envolvidas de uma forma que todos os processos, desde a coleta até a entrega, funcionem de forma integrada — o que demanda uma visão global do negócio.

Nesse caso, é bom contar com softwares que vão ajudar você a analisar pontos como:

  • quantidade de pedidos x entregas concluídas;
  • número de devoluções;
  • cumprimento dos prazos;
  • suporte aos motoristas;
  • acompanhamento da carga;
  • protocolos de descarregamento de acordo com o tipo de carga;
  • custos com combustível e manutenção da frota;
  • satisfação dos clientes e/ou fornecedores;
  • solução de crises e imprevistos.

Entenda a produtividade do segmento

Parte importante da gestão de entregas é garantir a eficiência dos processos. Isso quer dizer conquistar os melhores resultados com o mínimo de esforço e recursos. Esse desafio está diretamente relacionado com a produtividade.

O desafio do profissional da área é buscar identificar os problemas que reduzem a produtividade e garantir o melhor desempenho possível, tanto da frota quanto da equipe. Para isso, é necessário estar sempre monitorando e revisando toda a operação.

Use a tecnologia a seu favor

A boa notícia é que, hoje em dia, a tecnologia oferece recursos suficientes para garantir uma logística impecável. É possível aplicar automação às ordens de serviço onde quer que os entregadores estejam por meio do uso de aplicativos especializados no gerenciamento das entregas.

Da mesma forma, existem softwares capazes de calcular rotas com exatidão, identificando pontos que são mais complicados, áreas de risco e, até mesmo, radares e semáforos. Com o auxílio dos recursos tecnológicos, você consegue ainda saber onde a entrega está em tempo real e comunicar furtos e defeitos rapidamente.

E isso é só o começo! Uma empresa especializada vai conseguir mapear suas necessidades e apresentar as melhores soluções de acordo com sua demanda.

Como é possível perceber, a gestão de entregas é muito importante para o sucesso do seu negócio. Ela garante a satisfação, um bom posicionamento no mercado e se torna um diferencial em um mercado cada vez mais exigente e competitivo. Portanto, aposte na tecnologia para auxiliar seu time e conquiste operações cada vez mais eficientes.

Siga a nossa página no Linkedin e acompanhe mais dicas como essa.

Anuncie-aqui Gestão de entregas: como fazer de forma estratégica? Entenda!
Posts relacionados

Deixe um comentário