O fluxo logístico é parte integrante de todos os ciclos que ocorrem dentro de qualquer empresa, da produção à entrega da mercadoria ao consumidor. Ele integra a área de logística, que objetiva a coordenação da movimentação dos produtos e serviços oferecido pela empresa.
A realização de um fluxo logístico eficiente se torna extremamente necessária, em virtude do cenário atual bastante competitivo, em que o consumidor está se tornando cada dia mais exigente e em conexão com as empresas. Sendo assim, ser ágil e proporcionar um bom atendimento ao cliente são elementos fundamentais.
Neste post, falaremos sobre o que é fluxo logístico, sua importância, seus principais tipos e como realizá-lo. Continue a leitura!
O que é um fluxo logístico?
Fluxo logístico é um conjunto de etapas, que apresentam como principal objetivo a otimização de processos na empresa. É possível garantir uma experiência de qualidade para os clientes na venda, entrega e pós-venda, com uma sequência adequada e movimentações ágeis de dados e mercadorias.
Trata-se da eficácia da empresa relacionada às atividades ou operações de um setor de logística (da produção à distribuição), com o objetivo de minimizar desperdícios. Os fluxos logísticos são divididos em categorias e fazem referência à circulação de materiais ao longo dos processos de produção e transformação da cadeia de suprimentos.
Qual a importância de um fluxo logístico eficiente?
O fluxo logístico é importante devido ao fato de permitir que os produtos que a empresa comercializa cheguem ao seu destino final com mais agilidade. Para tal, eles são criados com base na rota de entrega, locais de armazenamento e meios de transporte utilizados.
Além disso, ele é o processo que se inicia na venda de um produto em um e-commerce, percorre etapas de armazenamento, separação, embalo e envio, e finaliza na entrega do produto ao consumidor. Logo, quando ele é feito de forma eficiente, os clientes ficam extremamente satisfeitos e é possível evitar prejuízos.
Quais são os seus principais tipos?
Agora que você sabe o que é e como é importante o fluxo logístico, é importante conhecer os tipos mais comuns. Veja!
Fluxo de materiais
Ele objetiva transportar produtos e insumos que foram adquiridos ou vendidos, de modo que a chegada e saída de materiais fique sempre organizada. Essa é uma das fases mais essenciais para assegurar que o produto seja entregue no prazo combinado.
Dependerá das atividades da empresa a complexidade do fluxo de materiais. Um ótimo exemplo é um negócio que atua com centros de distribuição em todo Brasil e deve coordenar várias movimentações de produtos, tendo como possibilidade utilizar apenas o modal rodoviário.
Fluxo financeiro
Este tipo de fluxo engloba todos os valores movimentados em transações de um negócio, tanto nas compras quanto nas vendas. Então, ele é importante para que os outros fluxos funcionem perfeitamente e viabiliza a gestão financeira adequada da empresa.
Fluxo de informações
Esse fluxo lida com todos os dados no decorrer e depois do processo de compra de produtos. Assim, ele se torna essencial para ajudar no controle da gestão. Isso se deve ao fato de que, com o uso das ferramentas corretas, é possível tomar decisões bem mais assertivas.
Fluxo reverso
Por fim, esse tipo de fluxo é também conhecido como logística reversa e refere-se a todo o processo que reaproveita os produtos ou dá um destino aos resíduos da empresa.
Esse fluxo tem a função de fazer a reciclagem e reparação de todos os produtos na fase de pós-consumo e também assegura o recebimento de itens devolvidos, bem como o envio de novos produtos, se for o caso.
Como esse fluxo deve ser feito?
Conheça agora alguns passos que devem ser realizados para um fluxo logístico eficiente!
Estabeleça um processo de conferência e identificação no recebimento de mercadorias
O fluxo logístico se inicia quando o produto chega ao armazém ou fábrica e passa por um processo de conferência e identificação antes de chegar ao estoque. Caso a empresa tenha um processo rigoroso nesse começo, é possível evitar diversos gargalos, assim como manter uma comunicação eficiente entre as áreas.
Por exemplo, caso um e-commerce atue com crossdocking — modelo de distribuição que minimiza fases no fluxo logístico —, é de extrema importância controlar minuciosamente os produtos que chegam ao centro de distribuição e depois são despachados para o cliente.
Faça o controle de estoque e armazenamento
Outro passo importante é o controle de estoque e o armazenamento, com o intuito de assegurar que as mercadorias sejam guardadas do modo adequado e eficiente até o envio.
É importante que todos os produtos fiquem em um local seguro e bem organizados de acordo com suas características, considerando a projeção de vendas, o nível de rotatividade de cada item, a sazonalidade das vendas, entre outros fatores.
É possível utilizar estratégias como administrar a circulação de mercadorias, que leva em consideração que, a medida em que a quantidade de vendas de um produto aumenta, é preciso que ele esteja mais acessível. Dessa forma, é possível otimizar o tempo e a movimentação se torna mais simplificada.
Faça a separação de pedidos (picking)
Nesta etapa é feita a separação de pedidos, momento em que os itens que serão entregues são reservados de acordo com a demanda e a prioridade. Quanto mais organizada for essa fase, menores serão as chances de erros e de pedidos de troca e devolução.
Nesse caso, a melhor solução é apostar em um sistema de gestão para operações e logística para automatizar as tarefas de picking, de modo a evitar a perda de tempo com o trabalho manual.
Embale os produtos (packing)
Também conhecido como packing, este é o processo em que o produto é acomodado antes de realizar o seu envio. Trata-se de cuidar da embalagem e organizar um produto e conferir se está tudo correto para que o envio seja feito. Caso seja cumprido essa fase da forma correta, é praticamente nula a chance de um item sair da empresa com avarias.
Como podemos notar, é primordial fazer o mapeamento do fluxo logístico de sua empresa, a fim de conhecer de fato como estão definidos seus processos internos e também se seus processos estão funcionando como deveriam. Assim, se torna mais fácil identificar oportunidades de otimização que auxiliam no crescimento do negócio.
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