O crescimento e a sustentabilidade de um negócio dependem, em grande medida, da sua capacidade de vender bens e serviços aos consumidores. Exatamente por isso, é importante conhecer as melhores estratégias de venda e saber como aplicá-las.
Na prática, existem muitas estratégias úteis. Desde técnicas de negociação com o cliente até funis com diferentes níveis comerciais, passando por análises e integrações das equipes de trabalho. O uso de bons softwares também é importante, pois agrega agilidade, precisão e praticidade. A melhor estratégia pode variar de acordo com sua empresa e seus objetivos.
Em vista da importância do assunto, vou apresentar 7 ótimas estratégias de venda que vão melhorar seus resultados. Portanto, continue atentamente a leitura.
1. Otimize seu funil de vendas
Pense no processo de venda como um funil. Em seu topo entram muitos consumidores em potencial (os leads), que passam por diferentes etapas até chegar à base do funil, onde estão os efetivos clientes da empresa (isto é, quem tomou a decisão de compra).
Uma primeira estratégia é a otimização do funil de vendas, fazendo com que mais leads se tornem efetivos clientes do negócio. Isso depende de um bom trabalho em cada etapa do funil (sobretudo em captação, qualificação e fechamento), resultando em mais vendas.
É importante, ainda, conhecer suas atuais métricas de conversão, depois estabelecer metas para a melhoria destes números. Assim, se hoje 4% dos leads tornam-se clientes, defina uma meta mais audaciosa, como em 6% ou 8% de conversão geral de vendas.
2. Aprenda a contornar objeções de compra
Outra estratégia importante é saber como lidar com objeções. Pense nessas objeções como as dificuldades encontradas pelos consumidores ao considerar a compra do seu produto. Elas são frequentes, mas nem sempre recebem a atenção devida.
Entre as principais objeções, é possível destacar:
- não preciso deste produto agora;
- preciso pesquisar mais antes da compra;
- não quero pagar frete;
- encontrei mais barato na concorrência.
Em seu negócio, liste as objeções mais frequentes. Em seguida, encontre argumentos para superar cada uma delas, revelando outra perspectiva ao consumidor.
É crucial capacitar sua força de trabalho neste sentido, mostrando as objeções listadas e as táticas que devem ser usadas para superar cada uma delas. Desse modo, seu time de vendas terá mais habilidade para lidar com o cliente, contornar adversidades e vender.
3. Adote o cross selling e o up selling
Cross selling e up selling são algumas das principais estratégias para aumentar as vendas. Elas fazem com que os clientes comprem mais produtos ou ampliem o valor das compras, resultando em melhores resultados comerciais ao empreendimento.
Em tradução livre, cross selling significa “vendas cruzadas”. Consiste em oferecer produtos complementares ao que o cliente está levando, estimulando-o a realizar uma compra mais completa. Assim, o cliente acaba com mais produtos em seu “carrinho” de compras.
O up selling, por sua vez, implica em oferecer produtos superiores, resultando em um upgrade da compra. Portanto, se o cliente está levando o produto “padrão A”, aproveite para oferecer o “premium B”, que conta com atributos superiores e é só um pouco mais caro.
4. Conte com a psicologia do consumo
Nenhum consumidor é 100% racional em suas escolhas. A verdade é que existem muitos aspectos psicológicos por trás do comportamento de consumo — e é importante aplicá-los de maneira estratégica para potencializar seus resultados comerciais.
Alguns dos aspectos psicológicos mais relevantes são:
- reciprocidade — cuide bem do consumidor e ele retribuirá o favor;
- aprovação social — mostre que muitos já usam, criando uma “pressão social”;
- autoridade — posicione-se como um especialista digno de confiança;
- escassez — deixe claro que a oportunidade de compra pode passar.
Olhe, por exemplo, a escassez. Quando o consumidor acredita que o produto (ou a oferta relacionada) é escasso, sente que há algo que pode ser perdido — e, veja, ninguém gosta de perder. Portanto, enfatize a escassez ligada ao produto e às perdas.
Muitos dos princípios psicológicos também podem ser aplicados às vendas B2B, isto é, de empresa para empresa. Lembre-se de que compradores profissionais também são pessoas.
5. Melhore a relação marketing/vendas
Ao longo do trabalho, é importante fazer uma distinção das áreas de marketing e vendas, assim como entre seus profissionais. Ao delimitar melhor as tarefas, responsabilidades e metas, conseguirá extrair resultados mais promissores e promover alinhamento.
O marketing e seus profissionais dedicam-se em otimizar a imagem da organização no mercado, promover boas ações digitais e atrair mais consumidores em potencial. Logo, se o marketing está sendo bem feito, surgem boas oportunidades de negociação e venda.
A venda e seus respectivos profissionais dedicam-se à conversão dos leads em clientes, concretizando a relação entre empresa e consumidor. Logo, se a venda está sendo bem-feita, os leads são atendidos e tornam-se efetivos clientes do empreendimento.
6. Aposte na inteligência de vendas
Nenhuma rotina de venda é perfeita. Sempre existem “gargalos” que demandam correção e oportunidades que podem ser mais bem aproveitadas. Por conta disso, é importante pensar na sua inteligência de vendas e na melhoria contínua do que está sendo feito.
Pense na inteligência de vendas como o melhor uso dos dados referentes ao comercial. Esses dados podem refletir diversas coisas, como a taxa de conversão, o nível de satisfação dos clientes ou o ticket médio por compra, entre outros indicadores de venda.
Use os dados coletados para subsidiar melhores metas de vendas, encontrar padrões no comportamento de compra (quais dias e horários são mais aquecidos?), identificar a causa de problemas ou estudar tendências de consumo. Assim, terá ótimos resultados.
7. Conte com a ajuda da tecnologia
Atualmente, a tecnologia é essencial ao processo de venda. Bons sistemas geram mais proximidade entre compradores e vendedores, também resultam em rotinas mais fluidas e precisas. Exatamente por isso, é necessário pensar na modernização do comercial.
Pesquise por tecnologias compatíveis com o perfil do seu negócio e dos seus clientes, bem como capazes de atender aos seus objetivos de médio-longo prazo. Avalie o custo-benefício da ferramenta, assim como a qualidade do fornecedor e os principais casos de sucesso.
Entre as possibilidades tecnológicas, a plataforma Comlink ganha destaque. Ela simplifica o envio de propostas, a confirmação de pedidos, o acompanhamento das vendas e a análise de dados relacionados ao comercial. Assim, além de inteligência, promove vendas.
Veja, agora você está por dentro do tema. Lembre-se de que é importante contar com boas estratégias de venda, de modo que sua empresa possa crescer e obter melhores resultados financeiros. Investir em funil de vendas, contornar objeções e adotar táticas de up selling são boas iniciativas. Também é preciso contar com o que há de melhor em tecnologia.
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