Você possui estratégias de negociação bem definidas para o seu dia a dia na empresa? Saiba que isso é fundamental para manter um melhor fluxo de caixa e possibilitar que suas atividades sejam realizadas da forma adequada na sua organização.
Para isso, é importante definir um passo a passo alinhado de como começar e manter negociações mais tranquilas e com maiores chances de sucesso para obter as compras com valores mais competitivos.
Nesse sentido, separei neste artigo as 7 principais dicas para ajudá-lo nessa questão. Veja mais a seguir e adote-as em seu negócio!
1. Entenda como funciona o mercado
Em primeiro lugar, é importante identificar como funciona o mercado na sua área de atuação e de seu fornecedor. Isso permitirá que você entenda quais são as peculiaridades do seu fornecedor e, assim, garanta maiores cuidados com o estoque do seu negócio.
Por exemplo, se você depende de itens que possuem maior vazão em determinadas épocas do ano para abastecer outras empresas e indústrias, é pertinente tomar algumas atitudes importantes, entre elas:
- antecipar compras para evitar desabastecimento nesses períodos sazonais;
- contar com mais de um fornecedor para épocas de baixo abastecimento;
- realizar acordos em contrato para que seja possível garantir o abastecimento nesses períodos e não ficar sem os produtos.
2. Defina previamente uma estratégia
Antes de entrar em contato com o fornecedor, é importante definir previamente uma estratégia de compra e reposição de estoque. Isso porque, quanto mais informações você tiver em mãos, mais facilmente conseguirá realizar os processos necessários para uma boa negociação.
Por exemplo, ao ter uma dimensão média do giro de saída de itens do estoque e identificar de quanto em quanto tempo é preciso fazer a reposição nos espaços e as quantidades necessárias, é possível definir o ciclo do pedido e uma estratégia de periodicidade. Além disso, considere também as características básicas dos insumos e o prazo máximo de entrega.
Outro ponto é, também, analisar as melhores estratégias de pagamento que sua empresa poderá contar e qual a margem de manejo que existe para poder negociar com o fornecedor.
A partir disso, você consegue ter todas as informações necessárias para abrir uma negociação com um novo fornecedor e chegarem a um consenso que seja bom para sua empresa e, ao mesmo tempo, viabilize a compra com o fornecedor.
Definir as estratégias passa, também, por escolher qual será a postura durante a negociação. Por exemplo, você lembra que falamos sobre conhecer o mercado? Pois é, isso será importante aqui.
Quando você conhece o mercado, é possível mirar no limite do fornecedor. Normalmente na abertura da negociação, é possível entender o que está em jogo.
3. Desenvolva um bom relacionamento com o fornecedor
Um bom relacionamento entre você e o fornecedor será fundamental para proporcionar uma melhor gestão no dia a dia. A partir disso, é possível obter melhores condições para o negócio em diversas frentes, por exemplo:
- melhores condições de pagamento (prazo estendido, maior parcelamento, entre outros);
- maiores descontos (conseguir condições melhores de acordo ou com o volume de vendas ou com uma fidelização a longo prazo);
- melhores prazos de entrega;
- conseguir ter um aumento pontual de volume de entrega, caso você precise atender a um aumento de demanda;
- obter insumos de melhor qualidade por um preço mais acessível.
Quanto melhor for o relacionamento entre gestor de compras e gestor de vendas do fornecedor, maiores são as chances de sucesso para seu negócio e para evitar desabastecimento e outras complicações.
Além disso, se você precisar realizar uma negociação, há maiores chances de sucesso. Afinal, você terá construído uma relação de confiança com a outra empresa e isso favorecerá uma resposta positiva.
4. Seja flexível
Uma forma de manter uma boa relação com o fornecedor é seguir uma política de flexibilidade, dentro do possível. Muitas vezes, o seu fornecedor precisará solicitar algum tipo de alteração no prazo de entrega, ou na capacidade de atender a uma determinada demanda (por exemplo, dividir a entrega em duas partes).
Dentro do possível, seja flexível em relação a esses pedidos. Isso poderá abrir portas no futuro para que você também encontre maior flexibilidade em demandas mais urgentes.
Lembre-se que, assim como você passa por questões delicadas, seu fornecedor também pode passar. Se não for comprometer o seu negócio, tenha uma postura flexível no pedido.
5. Esteja aberto ao diálogo
Aqui não me refiro apenas à questão de flexibilidade. O diálogo ajuda a estreitar os relacionamentos. A partir dele, é possível identificar os pontos fortes e fracos do seu fornecedor e propor negociações que sejam, de fato, vantajosas para todos os envolvidos.
Diante disso, relações mais duradouras são construídas e tendem a permanecer assim.
6. Tenha um plano B
É normal que imprevistos aconteçam e que, em algum momento, sua empresa não possa contar com o fornecedor oficial.
Por exemplo, pode ser que ele passe por um desabastecimento em um determinado período e não consiga honrar a compra. Nesse caso, é fundamental ter um plano B.
Isso vale, também, quando o acordo estipulado não for cumprido, ou quando a negociação não flui como esperado na primeira tratativa.
Ter uma segunda alternativa é fundamental para você não ser pego desprevenido e conseguir, inclusive, fazer uma contraproposta para a sua primeira opção. Defina suas estratégias e veja como isso poderá ajudar.
7. Use as tecnologias a seu favor
Outro ponto importante para aplicar estratégias de negociação é ter as tecnologias como aliadas.
Ferramentas de gestão de compras e vendas, com uma interface ERP, possibilitam fazer o levantamento de orçamentos, comparar ofertas, estabelecer comunicações, entre outras operações fundamentais para o seu trabalho. Logo, contar com uma solução de excelência para ajudá-lo nesse desafio é imprescindível.
A Comlink atende a esse requisito. Presente no mercado há 22 anos, é referência em soluções inovadoras de relacionamento da cadeia de suprimentos em B2B e-Procurement e Governança do Cadastro de Materiais.
Como visto neste conteúdo, utilizar as estratégias de negociação otimiza os resultados da sua empresa. Afinal, por meio delas é possível melhorar a qualidade da produção, atender períodos de alta demanda, evitar falta de produtos em estoque, entre outros benefícios.
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