Confira 6 melhores estratégias para a divulgação de produtos

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É fato que vender pela internet deixou de ser uma mera opção, hoje é necessidade. E aí você se pergunta: como fazer um plano de ação para todos os segmentos de vendas, inclusive para o comércio Business to Business (B2B)?

Na verdade, atingir as metas mensais de vendas nunca foi tarefa fácil, ainda mais nos dias atuais quando a concorrência se torna a cada dia maior entre as empresas. Por isso, garantir a presença digital nas suas mais variadas modalidades é um excelente recurso — certamente gera ótimos resultados.

Contar com uma equipe de marketing digital proativa é a primeira medida a ser tomada, pois possibilita vislumbrar as melhores opções de divulgação de produtos e de sua marca, sendo essencial para o sucesso de qualquer empresa.

Neste conteúdo, você vai saber as melhores estratégias para a divulgação de produtos. Confira!

1. Crie um site profissional

Investir em um site profissional e, principalmente, responsivo, onde ele possa ser acessado de qualquer computador ou dispositivo móvel, faz parte das principais estratégias de marketing de uma empresa. Facilitar as coisas para os seus consumidores deve ser prioridade para que ele não desista de você e, assim, busque algo mais prático e acessível.

Afinal seu negócio precisa ser visto, e essa é uma das melhores formas para conquistar essa visualização. O fato é que essa estratégia não deve se limitar a fazer parte de seu plano de ação B2B, mas ser o protagonista dessa história — visto que garantirá autoridade, seriedade e credibilidade perante os clientes.

Isso contribuirá bastante para a presença digital, essencial atualmente para qualquer negócio. Ou seja, dessa forma, seu produto será encontrado nas mais variadas buscas e se tiver um layout diferenciado e atrativo com boas estratégicas, aí sim se torna ainda mais interessante para os que buscam serviços ou produtos como o seu.

2. Faça uso das mídias sociais

Uma das ferramentas mais significativas que surgiram nos últimos tempos foram as redes sociais. A princípio, o objetivo era proporcionar uma interação maior entre as pessoas, mas com o decorrer do tempo elas se transformaram em um recurso poderoso de marketing digital.

Hoje, qualquer estratégia de marketing digital não deixa de fora as mídias sociais. Trata-se de uma forma de divulgação eficiente de produtos e serviços, pois garante uma grande abrangência no mundo digital.

No entanto, é necessário que esse recurso seja utilizado da melhor forma possível de modo a atrair leads e garantir boas vendas. Por isso, deve haver um plano de marketing voltado especialmente para esses canais de comunicação, visto que alcançam muitos usuários e as chances de sucesso são bem grandes.

Vale ressaltar que cada uma das redes sociais tem suas características próprias, daí a necessidade de criar posts bem-feitos direcionados para o seu público de forma a atraí-los e conquistá-los. Confira algumas delas:

  • Instagram: é a queridinha do momento e não há quem não acesse essa mídia social. É possível, diante de uma estratégia bem feita, atingir muitos usuários. Daí a importância de aproveitar todos os recursos que ela disponibiliza, principalmente os visuais por meio de storys que é o seu forte;
  • Facebook: seu produto ou serviço tem grandes chances de atrair leads se seu negócio tiver uma fanpage nessa rede social — de forma que ao acessar a rede, os prospects visualizam o item ou serviços em questão e ficam a um passo de adquiri-los;
  • Linkedin: é uma mídia canalizada para o ramo de negócios e muito útil para divulgação de produtos e serviços, assim como para oportunidades de vendas e emprego;
  • YouTube: trata-se de uma rede social especializada em vídeos que garantem excelentes visualizações e uma grande importância em estratégias de marketing. O YouTube gera bastante tráfego (no marketing digital ele conduz visitantes a páginas estratégicas para as empresas, como as de vendas ou de conversão).

3. Marketing de conteúdo

Conteúdos relevantes e que acrescentem muita informação aos usuários são uma excelente forma de conquistar clientes e garantir autoridade na área de atuação de uma empresa. Para isso, cada conteúdo publicado teve respeitar as várias etapas que compõem um funil de vendas, como:

  • gerar leads;
  • qualificar leads;
  • avaliar desafios e problemas;
  • solucionar problemas;
  • converter;
  • fechar.

Para garantir que essa estratégia obtenha bons resultados, é essencial investir em uma produção constante de conteúdos. Uma boa alternativa é a criação de um blog, obedecendo ao funil de marketing, identificando lacunas e assuntos mal explorados e, principalmente, oferecendo informações de alta relevância e qualidade.

No entanto, mesmo sabendo que existem muitas maneiras de impulsionar um conteúdo por meio de mídias pagas, é essencial compreender que essa estratégia de marketing de conteúdo leva mais tempo para a obtenção de resultados. Mas, certamente, é eficaz e com valores acessíveis.

4. Marketplace

Para a empresa fornecedora, o marketplace voltado para B2B acaba funcionando como espécie de vitrine. Os produtos são visualizados pelos consumidores, garantindo que eles conheçam, além do produto em si, as ofertas disponibilizadas pelo espaço.

Além disso, o marketplace é responsável por esclarecer as dúvidas dos visitantes e divulgar a opinião de quem já adquiriu o produto. Tudo muito prático e transparente.

5. E-mail marketing

Apesar de algumas pessoas pensarem que o e-mail marketing é uma ferramenta de marketing obsoleta, isso não condiz com a realidade. Praticamente todos os negócios a utilizam como uma forma de estratégia de marketing muito eficaz.

Você pode reparar que qualquer site envolve entre suas estratégias de atrair clientes o e-mail marketing, disponibilizando gratuitamente conteúdos que só agregam para o cliente. Trata-se de uma excelente alternativa de conversão quando bem planejado.

É importante estimular que os visitantes tanto de sites, como de e-commerces assinem a newsletter, ou cadastrem seus e-mails em algum outro canal.

6. Influenciadores digitais

Hoje é possível contar com a visibilidade de alguns influenciadores digitais, visto que divulgam produtos e serviços garantindo um bom retorno. O fato é que existe uma grande diversidade de canais, como blogs, canais do YouTube, contas no Instagram que colaboram para difundir os mais diversos produtos e serviços.

Para isso, o primeiro passo é fazer parte de um programa de afiliados que consiste em pagar um valor para cada venda efetuada. Existem várias ferramentas desse tipo no mercado.

Agora que você já conhece algumas das práticas mais adotadas no marketing digital para divulgação de produtos, é só escolher aquelas que mais tenham a ver com o seu produto ou serviço e começar a se planejar. Para isso, você pode contar com a Comlink que disponibiliza uma plataforma eletrônica para seus clientes que facilita bastante a realização de negócios entre empresas compradoras e fornecedoras.

Se você gostou deste post, deixe seus comentários sobre o que achou sobre as várias estratégias de marketing digital que podem ser adotadas pelas empresas.

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