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Dia do comprador: 19 de setembro

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Você sabia que existe uma data para homenagear o comprador? Pois é, o dia do comprador é comemorado no dia 19 de setembro, uma data importante para reconhecer sua competência e profissionalismo.

Se você, comprador, não tem dimensão da sua importância ou, ainda, você seja uma liderança que não entende o quanto seu papel é vital para as empresas, é hora de saber mais sobre o tema. Aproveite e homenageie seu comprador de confiança!

Continue a leitura e saiba mais sobre o tema! Boa leitura!

A função do comprador

Os profissionais de compras são responsáveis pela aquisição de suprimentos e serviços de uma empresa e essa tarefa é dividida basicamente em quatro categorias: compras administrativas, manutenção industrial e comercial, compra de matéria-prima e negociação de contratos com os fornecedores.

Normalmente utilizam planilhas eletrônicas, pesquisas online, e-mail e telefone para a realização de suas tarefas. Atualmente é comum encontrar empresas que já se adaptaram a tecnologia 4.0 e utilizam um sistema automatizado para facilitar o trabalho do comprador.

Suas competências são baseadas em estratégia de negociação, organização e tomada de decisões.

A importância do comprador na empresa

O comprador tem um papel vital porque, basicamente, não há empresa sem insumos para operar. Isso vale, inclusive, até para questões que não estão relacionadas, diretamente, com o core business da empresa.

Por exemplo, se a sua empresa precisa imprimir contratos dos clientes, é fundamental que o comprador tenha adquirido os insumos necessários para este fim (papel, toner, entre outros). E podemos ir além: dependerá do comprador, até mesmo, ter os equipamentos necessários para o dia a dia.

Ele é o responsável, portanto, pela compra dos computadores utilizados nos escritórios e suas eventuais trocas futuras. Por isso, basicamente, o negócio só funciona devido às atividades do comprador. Por isso, ele deve ser muito valorizado!

Além disso, é por meio da sua visão estratégica de médio e longo prazo que se torna possível realizar as atividades necessárias com melhor custo-benefício. Ele consegue definir se os valores dos fornecedores são justos e, caso necessário, negociar. Além disso, ele pode, também, verificar se vale a pena investir um valor maior, devido à qualidade de um produto ou serviço daquele negócio.

O perfil do comprador

Mas qual é o perfil desse profissional tão importante nas empresas? Se você tem dúvidas sobre isso, vejamos a seguir quais são os pontos que mais ressaltam das características do comprador.

São profissionais inquietos

Normalmente, se você observa um comprador trabalhando, poderá ficar um pouco angustiado. Isso porque nunca estão parados, estão sempre realizando algum tipo de atividade, principalmente quando estão negociando.

Assim, eles estão sempre trocando e-mails com os fornecedores, confirmando a demanda de determinados itens com o estoque, verificando prazos com transportadora, entre uma série de outras questões que são fundamentais para o sucesso deste profissional.

Senso de responsabilidade

Desta forma, se há uma característica muito comum do comprador é um forte senso de responsabilidade: ele sabe que é fundamental para a empresa como um todo e está sempre em busca de evitar o maior número de falhas.

Capacidade de negociação

Além disso, um bom comprador é a pessoa da barganha! Ele sempre está negociando: a cotação mais interessante, o melhor prazo de entrega, a avaliação dos fornecedores, a qualidade de determinados produtos e, assim, garantir que a empresa não ficará desabastecida.

Bom relacionamento

O bom relacionamento com o fornecedor é fundamental para o desenvolvimento de estratégias que podem trazer vantagem competitiva para a empresa.

Pense, por exemplo, em uma empresa fornecedora de lubrificantes para maquinários que já realiza as ações para seu negócio, ou seja, são parceiros de longo prazo. Quando o comprador tem um bom relacionamento, caso seja necessário adquirir uma remessa antecipada, é possível realizar essa negociação com maior tranquilidade.

Além disso, essa parceria pode trazer vantagens também para o consumidor final em fatores como: qualidade e preço competitivo.

Profissional com visão estratégica

O trabalho do profissional de compras contribui para garantir os melhores resultados de todas as áreas da empresa. O comprador com visão estratégica é capaz de realizar análises diferentes do comprador tradicional.

O comprador tradicional é totalmente operacional, ou seja, ele realiza atividades para garantir que não falte produto e/ou serviço.

O comprador estratégico é capaz de gerar valor e vantagem competitiva. Por exemplo, uma empresa que fabrica televisores necessita de fornecedores que entregue não só peças necessárias para a fabricação, mas principalmente novas tecnologias. Além do trabalho habitual do comprador, ele realiza pesquisas alternativas para o fornecimento com foco na inovação e também pode fechar contratos de longo prazo com fornecedores de confiança aumentando o poder de negociação.

O profissional com visão estratégica é cada vez mais requisitado nas empresas que estão automatizando o setor de compras, por isso, a capacitação desses profissionais é extremamente importante nos dias de hoje.

É uma pessoa agradável e de fácil comunicação

Como são pessoas que estão sempre em contato com outras, é sempre ótimo o relacionamento com os compradores. Eles possuem um perfil agradável e maior facilidade de comunicação.

Assim, raramente você terá problemas de dúvidas ou falta de clareza. Eles estão habituados em conversar com os mais diferentes perfis, sempre agindo de forma solícita, interessante e sabendo não só comunicar, mas, também, a ouvir.

Aproveite este dia do comprador e homenageie seu colega que trabalhe nessa área. Reconhecer o esforço desses profissionais é fundamental para incentivá-lo em sua carreira!

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