O gerente de compras costuma acumular uma série de funções que exigem dele o máximo de atenção, consumindo boa parte do seu tempo no trabalho. Ainda assim é vital que ele esteja sempre atento ao que há de novo no que se refere às técnicas de negociação de compras.
Uma técnica focada em compras é o recurso ideal para que a empresa possa obter as melhores condições de pagamento e alcançar seus objetivos alinhando qualidade e economia. Isso é possível porque essa técnica vai além da dinâmica básica de pagar e receber suprimentos e mercadorias; ela engloba diversos fatores e elementos que envolvem toda a logística da empresa.
Pensando nisso, listei 4 ótimas técnicas de negociação de compras para o seu time adotar. Continue lendo e saiba mais!
1. Pesquise antes de fechar negócio
Uma boa negociação de compras requer que o negociador esteja totalmente informado sobre os valores praticados pelo fornecedor com o qual vai conversar. Ainda, que tenha dados precisos sobre os demais concorrentes desse fornecedor no mercado.
Essa gama de informações permitirá mais segurança e flexibilidade nas negociações, possibilitando que o profissional reúna condições de argumentar quando for necessário e garantir condições e vantagens especiais sempre que possível.
2. Esteja alinhado com os objetivos da empresa
As negociações devem ser planejadas com um bom tempo de antecedência e é muito interessante também que elas estejam sempre alinhadas com os objetivos da empresa. Isso porque é muito importante que as práticas adotadas no emprego das técnicas de negociação de compras reflitam os ideias e a cultura da organização.
Esse cuidado na hora de negociar contribui para reforçar a reputação da empresa no trato com os fornecedores e ainda ajuda a aumentar a confiança dos parceiros tornando as negociações mais fáceis e amistosas.
3. Use e abuse dos gatilhos mentais
Uma boa técnica de negociação tende a lançar mão de alguns gatilhos mentais para acelerar o processo de decisão de compras da pessoa interessada ou para persuadi-la a fazer algo que será do interesse da empresa.
Os gatilhos mentais, de modo geral, já são conhecidos pelos profissionais que trabalham com negociação, mas isso não chega a representar nenhum empecilho ao seu uso. Mesmo os mais experientes negociadores podem ser envolvidos por essas técnicas quando elas são utilizadas de forma adequada.
4. Priorize uma relação de ganha-ganha
Uma boa relação com fornecedores e parceiros de negócios é aquela que se baseia no famoso ganha-ganha, o que significa que ambas as partes envolvidas na negociação de compras sairão beneficiadas dessa relação.
Portanto, é válido desenvolver uma parceria baseada em comunicação clara e franca, acordos mútuos e concessões quando elas se tornarem necessárias para a manutenção de uma convivência pacífica e cordial.
Por fim, é muito importante ressaltar que a equipe de compras precisa controlar o lado emocional durante uma negociação a fim de que tudo ocorra da melhor maneira possível, no tempo certo, sem que se demonstre ansiedade ou amadorismo.
Além disso, sugiro que o time de negociação de compras esteja plenamente apto a usar os recursos que a tecnologia oferece a fim de otimizar os resultados.
Agora que você já sabe quais são as melhores técnicas de negociação de compras, continue a leitura e descubra quais são as tendências no setor de compras!