Como reduzir o lead time do setor de compras? Confira 6 maneiras

6 minutos para ler

Neste post você vai conhecer detalhes sobre o que é e como reduzir o lead time, um indicador fundamental para a produtividade e para a lucratividade. Aliás, vamos explicar também como ele se relaciona com esses dois ganhos.

Outro ponto fundamental é que um lead time menor que o da concorrência aumenta a competitividade. Muitas empresas se destacaram no mercado em razão disso, estabelecendo essa vantagem como diferencial, pois ele impacta no prazo de entrega para os clientes. Mas vamos logo ao que interessa, para que isso tudo fique claro e você possa aplicar nossas dicas na prática. Confira!

O que é Lead Time de compras?

Se o termo é uma novidade para você ou não está completamente certo de sua definição, saiba que ele se refere ao período necessário para a entrega do produto, desde que é feito o pedido. Portanto, ele compreende cada etapa do processo e tem relação direta com a capacidade produtiva da empresa.

Eliminar burocracias e agilizar os processos, mas sem perder a qualidade, é um desafio para toda indústria, o que faz do lead time uma referência importante para estabelecer metas de melhoria da eficiência e para qualificar seus fornecedores.

Como calcular?

O cálculo do lead time é bem simples. Basta diminuir a data do pedido da do recebimento. Um pedido efetuado no dia 5 e entregue no dia 30, por exemplo, tem lead time de 25 dias. resultado da seguinte conta: data da entrega – data do pedido = lead time, ou, no caso do exemplo, 30 – 5 = 25.

Contudo, o ideal é que você analise o lead time com base nas médias de vários períodos e pedidos. Por exemplo, 10 pedidos executados no mês com lead time de 2; 4; 8; 6; 4; 2; 8; 4; 6; 5, somam 49 dias que, divididos por 10, geram uma média de 4,9 dias de lead time no mês.

Esse número poderá ser comparado com outros meses, poderá ser usado como base para metas de redução e como referência de desempenho de cada fornecedor. Contudo, é apenas um exemplo e não um padrão a ser buscado, pois o lead time varia muito dependendo do setor de atuação da indústria.

Quais os motivos para reduzir o Lead Time?

O lead time de compras também está diretamente ligado com a lucratividade e a rentabilidade, pois envolve o custo do capital imobilizado em estoque e os da produção, de um modo geral. Além disso, existem custos de estocagem e o uso de toda a estrutura da indústria. Quanto maior o tempo para produzir um item, maior o período que essa estrutura é ocupada com ele, o que eleva o custo.

Outro fator envolve a competitividade, especialmente se você efetua os pedidos de compra de acordo com os que recebe dos clientes, pois um lead time menor diminui os custos para eles. Isso ocorre porque quanto mais rápido você entrega, depois de feito o pedido, menor é o estoque que ele precisa manter de reserva enquanto aguarda. Ou seja, os custos de lead time influenciam toda a cadeia produtiva.

Como reduzir o Lead Time de compras?

Veja agora as nossas dicas para ajudar a diminuir esse indicador, melhorando o seu desempenho geral e otimizando os recursos investidos.

1. Faça uma boa gestão de fornecedores

Depois de selecionados, homologados e avaliados, os fornecedores se estabelecem cada vez mais como parceiros, ao menos é o que é esperado deles, ou seja, que se envolvam, engajam e comprometam em buscar soluções que melhorem o desempenho e a eficiência.

Para que isso seja possível, é fundamental que, antes de tudo, você faça uma boa seleção e homologação de fornecedores, de modo a garantir não apenas que eles sejam bons, mas que sejam numerosos. Desse ponto de vista, o que você precisa é de uma rede confiável de fornecedores e não apenas de um ou dois com os quais possa contar.

Além de facilitar as negociações, isso evita que você fique dependente ou enfrente imprevisto no caso de indisponibilidade de algum deles. Considere que o lead time de um fornecedor pode variar, de acordo com a participação dele no mercado.

2. Conheça o processo dos seus fornecedores

A gestão de fornecedores também inclui conhecer o processo dos seus parceiros e o modelo que eles trabalham. Alguns podem exigir pedidos mínimos ou adotar uma logística que fique mais barata a partir de determinada quantidade de itens solicitados, exigindo que você se programe para não comprometer o lead time.

3. Estabeleça o lead time em contratos

Acordar com os seus fornecedores os detalhes sobre as quantidades, envios e solicitações também pode ajudar com o lead time, que funciona muito bem como um balizador desses contratos. Você pode estabelecer o tempo máximo de lead time e trabalhar junto ao fornecedor para reduzi-lo, o que cria comprometimento e funciona como meta.

4. Melhore a comunicação

Toda a sinergia necessária ao relacionamento com os fornecedores e a redução do lead time de compras depende diretamente do estabelecimento de uma comunicação efetiva e rápida.

Contudo, não devemos confundir comunicação com interação. Por mais que esse contato possa ser valorizado, o envio de arquivos, a disponibilização de pedidos em plataformas e outros recursos, aplicações e ferramentas de digitalização do processo facilitam o compartilhamento entre unidades, setores e fornecedores.

5. Trabalhe com dados

Trocar dados com seus fornecedores por meio de feedbacks positivos e construtivos é uma excelente medida para melhora do lead time e para a gestão de fornecedores como um todo. Essa postura torna o relacionamento mais profissional e produtivo, permitindo que ambos acompanhem os indicadores e trabalhem para melhorá-los.

6. Use tecnologia

Levantar informações e indicadores sem o uso de tecnologia, na atualidade, é impensável, mas esses recursos também são determinantes para colaborar em vários dos aspectos que influenciam o lead time, especialmente a comunicação, o já mencionado levantamento de dados e a gestão dos fornecedores como um todo, incluindo a confirmação de pedidos e até mesmo a definição dos acordos comerciais.

Para concluir, precisamos lembrar que trabalhar para reduzir o lead time tem relação direta com tudo o que fazemos aqui na Comlink. Nossas soluções dinamizam, agilizam e integram as operações e os procedimentos de compra como o novo normal exige e a transformação digital estimula.

Por isso, conheça as nossas soluções de tecnologia em Supply Chain!

Siga-o-nosso-instagram-e-fique-por-dentro-das-novidades-1 Como reduzir o lead time do setor de compras? Confira 6 maneiras
Posts relacionados

Deixe um comentário