plataforma-de-e-procurement plataforma-de-e-procurement

O que considerar para escolher uma plataforma de e-procurement ideal?

6 minutos para ler

Muitas pessoas ainda não conhecem a plataforma de e-procurement. Ela tem auxiliado a automação das etapas de compras B2B, que é bem mais abrangente do que o e-commerce. Com a facilidade desta tecnologia, os departamentos de compras necessitam evoluir e investir nisso.

Essa plataforma não se limita a compra e venda de produtos e serviços, ela vai além, proporcionando a pesquisa e escolha dos melhores fornecedores à aquisição. Isso evita atrasos na produção ou entrega de mercadorias, e permite o aprimoramento da logística da empresa. Quer saber o que é essa novidade? Leia o artigo e descubra tudo a respeito.

O que é uma plataforma de e-procurement e seus tipos?

A plataforma e-procurement é um sistema online que permite aos usuários qualificados e registrados encontrarem compradores e fornecedores de produto ou serviços especializados. Dependendo do investimento, os compradores ou vendedores preveem prêmios e lances conforme o valor negociado. Isso cria uma concorrência que beneficia a empresa que está adquirindo a mercadoria.

Com esse método há mais segurança às organizações no momento de efetuarem suas aquisições de suprimentos. Impede-se, desse modo, perdas monetárias para o negócio, visto que o sistema integra diferentes setores e aprimora a colaboratividade de todo processo. Para isso, os softwares usados no e-procurement são divididos em três partes.

Enterprise Resource Planning (ERP)

O planejamento de recursos da empresa são soluções que integram diversos tipos de dados de diferentes departamentos para que o acesso seja rápido e fácil. Pois, o objetivo é otimizar soluções, fundamentar tomadas de decisões pelos gestores e obter bons resultados. Para o processo de compras, os ERP’s fazem agendamento gerando um ciclo de produção.

E-sourcing

Esse modelo também é conhecido de leilão reverso, usando a internet como ferramenta de identificação de novos fornecedores. Totalmente online, permite entrar em contato com uma quantidade maior de fornecedores para que eles deem os lances. Logo, os compradores podem optar pela melhor oferta.

E-informing

Nessa etapa surgem a troca de informações entre compradores e vendedores. Já que é necessário criar um banco de dados deles, com seus recursos tecnológicos como o e-mail, facilitando a estruturação das informações.

Como funciona na prática?

O e-procurement auxilia de forma estratégica o processo de compra e o torna mais eficiente, suas transações podem ser realizadas entre:

  • empresas (B2B);
  • empresas e consumidores (B2C);
  • empresas e governo (B2G).

Ele oferece diversas aplicações, já que a internet permite o uso de várias ferramentas para troca de dados baseada em Extensible Markup Language (XML) ou Eletronic Data Interchange Systems (EDI).

Outras plataformas como e-sourcing, e-licitação, e-leilão e e-ordering não oferecem o processo de aquisição. Já no e-procurement estão incluídos fornecimento e identificação de fornecedores, solicitação do pedido, avaliação dos melhores, negociação do contrato e gerenciamento deles, de acordo com os vendedores.

Assim, é possível encontrar os fornecedores em potencial (e-sourcing), inseri-los em um mesmo processo de leilão (e-leilão) ou autorizar que todos os funcionários comprem materiais de escritório, por exemplo, para desenvolver seus trabalhos (e-ordering).

Qual é a importância de escolher uma plataforma de e-procurement de qualidade?

Para obter bons resultados é fundamental escolher uma plataforma que tenha qualidade, apresente ferramentas necessárias ao seu negócio e que suas soluções tragam os benefícios indicados a seguir.

Redução de custos

Esse software promove a gestão dos gastos e otimiza o tempo das operações de compra. Com isso, diminui os custos relativos à adoção do e-procurement porque economiza papel e telefone, que são usados no processo normal de cotação. Desta forma, esse procedimento se torna desnecessário.

Transparência

Tendo um método eletrônico para suas aquisições, fica mais fácil descrever e analisar os relatórios de seus sistemas de compras. Logo, garante que seus métodos de aquisição estão em conformidade com suas políticas.

Maior produtividade

Sabendo usar o software, ele é muito mais ágil que o procurement tradicional. Seus registros estarão armazenados eletronicamente para que envie propostas reutilizáveis. Dessa maneira, a documentação pode ser preenchida rapidamente.

Menor lead time

O e-procurement otimiza a logística do negócio, porque evita falha no abastecimento, de modo que a empresa produz resposta à procura em qualquer momento. Desta maneira, há um melhor atendimento para o cliente, já que ele esperará menos tempo para que a mercadoria seja produzida, separada e enviada. Isso permite reduzir o tempo de entrega e aumentar a qualidade do produto. Logo, ele ficará satisfeito com a experiência de compra.

Ganho de eficiência

Antigamente, a cotação era feita manualmente, inserindo dados em várias planilhas. Já com o e-procurement, além de reduzir gastos com tempo, também garante-se um desenvolvimento melhor aos processos logísticos. Isso porque as ordens de compra são realizadas automaticamente dentro do prazo determinado.

Segurança na comunicação

Já que o sistema permite um relacionamento mais próximo com os fornecedores, logo, há mais troca de informações. Diante disso, ele proporciona mais segurança nos registros realizados, bem como facilita o acesso em caso de auditoria. Quanto ao processo de compras, tem-se mais transparência ao gerar relatórios usando os dados armazenados.

Atratividade nos preços

Como é uma ferramenta que estimula a competitividade, os vendedores devem enviar propostas interessantes, com detalhes nas informações e garantir a entrega e qualidade do produto ou serviço. A partir disso, se definem os melhores mediante dados confiáveis.

Como pode ser feita a implementação da solução da Comlink?

A solução da plataforma de e-procurement da Comlink garante benefícios e agilidade nos processos de supply chain, por isso, sua implantação é eficaz nos seguintes processos.

Busca de fornecedores

O sistema apresenta automação promovendo celeridade e eficiência ao serviço. Com isso, auxilia no rastreio de novos fornecedores. Dessa forma, eles entram no leilão reverso, dando lances de ofertas de seus serviços para que o comprador opte pelo que demonstra mais capacidade e preço.

Criação de banco de dados

O software abrange ferramentas de troca de informações entre compradores e vendedores, por meio de chat ou e-mail para que haja coleta e armazenamento de dados dos fornecedores com a finalidade de obter um arquivo de consultas.

Controle de estoque

Ele também otimiza o controle do estoque adequado a entrada e saída de mercadorias. Desse modo, evita perda baseada em ERP e proporciona reposição programada.

Diante de tantos benefícios ofertados pela plataforma de e-procurement, você não pode continuar trabalhando no modelo tradicional. Isso, faz com que perca dinheiro e competitividade dentro do mercado. Por esse motivo, pesquise e encontre o sistema mais adequado para o seu negócio.

Quer saber mais sobre o software? Entre em contato conosco para conhecer nossa ferramenta.

Siga-o-nosso-instagram-e-fique-por-dentro-das-novidades-1 O que considerar para escolher uma plataforma de e-procurement ideal?
Posts relacionados

Deixe um comentário