A era do 4.0 chegou e revolucionou muitas áreas — e no setor de compras não foi diferente disso. Temos diversas possibilidades de atuação e, consequentemente, isso mudou as demandas e o perfil do gestor de compras.
Por isso, cada vez mais é necessário que os profissionais se atualizem para essa nova era, trazendo novos conhecimentos, práticas e adequando-se para esse novo cenário. Aqueles que não realizarem essa adaptação poderão encontrar uma série de problemas, falhando nos processos no dia a dia.
Afinal, qual o perfil do comprador moderno? Quais são os pontos importantes aos quais ele deve estar atento? Quais falhas não cometer? Para tirar suas dúvidas e auxiliar você nessa jornada, preparei este artigo imperdível. Boa leitura.
Desenvolve um bom planejamento de compras
O planejamento é um ponto-chave para um processo de compras. Ele permite criar uma espécie de mapa que orienta as ações no dia a dia, gerando melhores estratégias e envolvendo várias questões, tais como:
- prevenção na aquisição de insumos necessários;
- levantamento de demandas;
- análise das compras recorrentes;
- definição da periodicidade das compras, levando em consideração que menores quantidades geram valores maiores;
- análise do orçamento do setor;
- realização do orçamento das mercadorias com os fornecedores, comparando valores, prazos e custo-benefício;
- realização do processo de conferência dos pedidos;
- inclusão de produtos no sistema de gestão de estoque.
Além disso, é fundamental evitar os principais erros cometidos durante o planejamento de compras, entre eles:
- realizar o planejamento por meio de planilha;
- investir em fornecedores não qualificados;
- demorar para realizar a aprovação de pedidos;
- perder o controle das quantidades adquiridas;
- não analisar indicadores de performance, entre outros.
Organiza o dia a dia
Uma boa capacidade de organização é um ponto importante para um bom comprador. Isso porque há uma série de pormenores que precisam ser avaliados e que, portanto, exigem maiores cuidados para minimizar erros e existência de gargalos.
Não adianta você realizar um planejamento impecável e deixar que os passos definidos previamente se percam por uma falta de organização. Para isso, é possível utilizar-se de diversas ferramentas de organização produtiva, tais como:
- Google Agenda;
- Trello;
- soluções de elaboração de listas, entre outras.
Ainda, é possível utilizar soluções focadas, justamente, para compradores. Nela, é possível direcionar e organizar diversas questões que são importantes para as rotinas dos profissionais dessa área.
Isso é fundamental porque com a ausência dessas ferramentas, a tendência é que uma série de problemas possam ocorrer, prejudicando a qualidade do trabalho realizado.
Gosta de negociar
O comprador moderno tem jogo de cintura e desenvoltura para poder negociar com fornecedores e garantir melhores condições, que sejam favoráveis para todos os envolvidos. Assim, ele sabe quando vale a pena tentar uma possibilidade e quando pode não ser o melhor timing.
Esse jogo de cintura da negociação faz com que ele identifique até que ponto é possível ceder para conseguir melhores resultados no dia a dia. Afinal, normalmente, para que isso seja bem-sucedido, o fornecedor pede, também, que o comprador faça concessões.
Identifica gargalos
Muitas vezes, os processos de compra podem não fluir, justamente pela presença de gargalos nos processos de negociação e compra. O comprador moderno, da era 4.0, tem expertise para saber identificar quando isso ocorre e intervir de forma a minimizar o problema.
Por exemplo, ele consegue verificar se a questão é na prospecção de fornecedores e, assim, escolher formas que possam amenizar a situação. Pode-se utilizar um software que permita solicitar orçamentos para diversos fornecedores e, assim, conseguir compará-los e definir quem será melhor para sua empresa.
Sendo assim, a simples identificação do gargalo não é o suficiente — é preciso que ele seja proativo para a resolução da questão. Com isso, é possível minimizar eventuais problemas e garantir que a compra de materiais seja feita de forma otimizada e eficiente, minimizando prejuízos para a empresa.
Algumas dicas para identificar falhas e gargalos são:
- faça um bom mapeamento de processos de compras;
- analise os indicadores de desempenho da empresa e do setor de compras;
- faça uma boa pesquisa de fornecedores;
- faça a integração da área de compras com outras áreas da empresa;
- não deixe de utilizar a tecnologia a seu favor, principalmente com o uso de soluções específicas para este fim.
Executa com excelência a gestão do tempo
A gestão de tempo é um ponto fundamental para conseguir melhores resultados como um bom comprador. Um timing perdido pode comprometer todo o processo de compra, causando desabastecimento na empresa ou, ainda, perder uma condição especial.
Além disso, diversos problemas podem ocorrer quando essa gestão não é bem-feita. Por exemplo, o atraso no envio de uma documentação para o fornecedor pode gerar complicações para ele.
Assim, a gestão de tempo precisa ser feita com excelência, de forma a garantir que nenhum dos processos será feito de forma a perder prazos, agindo de forma ágil. Isso é fundamental, inclusive, para garantir um melhor relacionamento com os fornecedores.
O comprador moderno precisa, também, preparar-se para os novos tempos. Isso é fundamental para estar alinhado com a era 4.0. Isso envolve uma série de características que precisam ser incentivadas no dia a dia, como forma de garantir melhores resultados em suas atividades profissionais.
Alguns pontos que precisam ser incentivados para estar mais alinhado com os novos tempos são:
- contar com procedimentos sólidos;
- ter uma formação multidisciplinar;
- manter um bom relacionamento interpessoal com os fornecedores;
- ter uma percepção de urgência, sabendo quando é necessário intervir mais rapidamente.
Quando esses pontos são desenvolvidos adequadamente, é possível ter melhores resultados em suas atividades e garantir que a empresa terá boas relações com as empresas, estando alinhado com a era 4.0.
Por isso, se você ainda sente algum tipo de fragilidade em algum dos pontos que listamos anteriormente, é importante que você busque formas de atualizar-se. Essas questões terão um aumento considerável de demanda nos próximos anos e aqueles que não se adequarem poderão perder espaço no mercado.
Gostou de conhecer mais as características do comprador moderno? Então siga nosso perfil no Facebook, Linkedin e Instagram e não perca nenhuma outra dica nossa!