O setor de compras de uma empresa é uma peça importante para o sucesso do negócio. Ele se torna ainda mais essencial em períodos de crise, em que é necessário ter uma estratégia eficiente para evitar prejuízos financeiros e operacionais na organização.
Por isso, saber como fazer a gestão de compras na crise significa se manter competitivo no mercado e aproveitar esse momento para rever metas, contratos, organização interna e muito mais. Quer saber mais sobre a gestão de compras em períodos de crise? Confira agora as 5 dicas deste artigo. Boa leitura!
1. Tenha um planejamento estratégico
O primeiro ponto para enfrentar qualquer crise é fazer um bom planejamento. Para isso, estabeleça projeções para o seu negócio, busque conhecimento do mercado que você atua para os próximos períodos, faça o acompanhamento dos preços e do público-alvo. Dessa forma, poderá aproveitar esse momento para fortalecer o nome da sua empresa e alcançar ainda mais clientes.
Além disso, o planejamento estratégico é uma ótima maneira de estabelecer objetivos para o futuro, bem como rever as metas e como alcançá-las. Mesmo que a produção e a demanda caiam, é possível continuar no mercado para voltar novamente aos eixos.
A gestão de compras na crise também auxilia o gestor a identificar gargalos que podem comprometer o desenvolvimento das finanças, oferecendo uma visão ainda mais ampla do negócio.
2. Reveja os contratos existentes
Muitas vezes, os contratos antigos não são reavaliados e renegociados, o que pode fazer com que a sua empresa pague mais do que deveria por um determinado produto ou serviço. Por isso, revise acordos já fechados para verificar a possibilidade de uma boa economia.
3. Otimize os prazos de pagamento
O prazo médio de pagamento calibra a saúde financeira das empresas. Se esse índice não estiver ajustado com o prazo médio de recebimento, a organização precisará de muito capital de giro, o que demanda mais verba em caixa. Por isso, é importante negociar também os prazos de pagamento.
4. Identifique os fornecedores estratégicos
Todo negócio precisa ter um bom relacionamento com seus fornecedores e buscar parcerias para trazer vantagens na hora de fazer a gestão de compras na crise. Os bons fornecedores precisam ter, além de mercadorias com bom custo-benefício, um bom atendimento de pós venda, para auxiliar na ocorrência de qualquer problema.
5. Negocie os preços
Comprar os produtos do primeiro fornecedor não é o ideal, pois pode ser que outra empresa ofereça mercadorias muito melhores por um preço mais baixo. Dessa forma, é importante comparar as características dos produtos, realizar orçamentos e conferir o tempo de entrega. Não se esqueça de negociar para conseguir um valor ainda melhor para o seu negócio.
Como você viu, a gestão de compras na crise auxilia as grandes e pequenas empresas a superarem esse momento difícil e a aumentarem a qualidade dos seus serviços, conquistando ainda mais espaço no mercado.
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