Cost Breakdown: descubra como usar na gestão de compras

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O Cost Breakdown é um conceito que as empresas aplicam para definição de custos. Trata-se da análise de custo detalhado do item que será adquirido por meio do fornecedor. Nele, analisa-se quais são os fatores que incidem no valor do produto, como custo de material, mão de obra, logística, montagem e instalação, entre outros.

Assim, é importante analisar este tipo de questão, para entender alguns pontos importantes, tais como: se o valor cobrado é justo, orientar a negociação, explicar para clientes sobre flutuação de preços, entre outros.

Vou mostrar a seguir como ele pode ser utilizado na gestão de compras. Aproveite e tire suas dúvidas sobre o tema.

Use uma planilha de Cost Breakdown

Um primeiro ponto é ter uma planilha orientada para análise dos custos envolvidos com o produto, ponto a ponto. Assim, cada variação ou flutuação de um dos pontos poderá ser atualizado, por parte do gestor competente, e as informações pertinentes serem atualizadas.

Por exemplo, se um determinado insumo utilizado para a produção do item for importado e, consequentemente, seu custo estiver atrelado ao dólar, variações podem impactar o preço consideravelmente. Assim, a planilha permite acompanhar essas alterações de forma mais incisiva e compreender o que pode alterar significativamente os custos a curto, médio e longo prazo.

Lembre-se de acrescentar todos os pontos que compõem o preço, incluindo aqueles que vão para além dos insumos. Por exemplo, a qualidade de um item pode interferir no custo final.

Faça os cálculos

Com todos os dados em mãos, faça a cotação média dos itens no mercado: insumos, mão de obra, logística, entre outros. A partir disso, faça o cálculo de como cada um dos elementos compõe o custo, bem como os percentuais envolvidos. Por exemplo, o valor do ferro presente faz parte de 10% do valor, a mão de obra faz parte de 25%, e assim sucessivamente.

A partir disso, é possível analisar se o valor praticado pelo seu fornecedor é, de fato, justo, ou se ele está cobrando lucros bem acima do mercado. Além disso, esse ponto pode ser interessante, por exemplo, para negociações, nas quais você sabe até que ponto pode tentar impulsionar a diminuição do valor praticado para obter melhores condições na compra.

Compare os resultados

Este é o momento no qual você analisa os resultados obtidos nas planilhas anteriores e os praticados pelo mercado e compara o que foi encontrado. Caso o valor seja justo, você saberá que pode fazer negócios com aquela empresa. Caso contrário, há duas possiblidades:

  • impulsionar uma negociação para conseguir valores mais competitivos;
  • desistir da compra e buscar novos contatos.

Negocie

Com esses dados em mãos, é possível ter uma negociação mais consistente e, portanto, conseguir resultados mais eficientes. Por exemplo, se o negócio afirma que determinado preço é devido a um produto ser adquirido de forma importada e você tiver ciência de que ocorreu uma queda de valor no mercado externo, você poderá utilizar isso a seu favor para obter melhores condições.

O Cost Breakdown, quando bem utilizado, pode ser um importante instrumento para garantir compras mais acertadas, com melhores valores e que permitam ao seu negócio a conseguir reduzir custos com compras e continuar adquirindo insumos.

Saber interpretar os resultados deste indicador de forma correta, portanto, é fundamental para saber como agir de forma estratégica internamente. Outro ponto que merece atenção por parte do gestor de compras é saber como reduzir o lead time do setor.

Ficou interessado no assunto? Tire todas as suas dúvidas sobre lead time e continue a melhorar seu setor de vendas!

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