A pandemia do novo coronavírus gerou um cenário de grande incerteza nos mercados de todo o mundo. Afinal, não era esperado um panorama no qual as atividades econômicas precisariam reduzir suas atividades e se adaptar para o isolamento social.
A falta de sincronicidade entre os diversos países também foi um fator complicador: afinal, enquanto alguns países estão se recuperando no momento, outros estão vivenciando a segunda onda e, portanto, não sabemos como ficará a economia mundial para os próximos meses.
Fato é que, mesmo que os mercados retornem ao patamar anterior, o cenário comercial não será mais o mesmo. Por isso, é importante estar atento a como serão as mudanças na cadeia de suprimentos devido à Covid-19.
Vou mostrar os principais pontos que merecem atenção. Aproveite e tire suas dúvidas sobre o tema.
Preço da matéria-prima
Uma questão delicada neste momento tem sido avaliar os valores relacionados com aquisição de matéria-prima para os mais diferentes setores. Isso porque, como o atual cenário econômico mundial ainda está muito instável, você pode encontrar fornecedores internacionais (e, até mesmo, nacionais) com um valor mais alto e, em outros casos, com um valor mais baixo.
Principalmente para os mercados que de alguma forma dependem do comércio internacional, pode-se encontrar uma grande variedade nesse aspecto, já que alguns países ainda estão passando por crises financeiras, enquanto outros estão se restabelecendo.
Por isso, tenha paciência e pesquise bastante ao necessitar buscar matéria-prima. E lembre-se que possíveis aumentos deverão ser considerados em seus orçamentos atuais.
Relacionamento com fornecedores
Se há algo que a pandemia do novo coronavírus evidenciou foi a necessidade de estabelecer um relacionamento confiável com os fornecedores. Afinal, aqueles que conseguiram fazer parcerias durante o momento mais delicado da crise conseguem, hoje, desfrutar dos benefícios disso.
Por exemplo, quem continuou com os contratos anteriores, provavelmente, não terá o problema com potencial aumento no valor do insumo, conseguindo negociar valores mais acessíveis a longo prazo. Assim, minimiza-se os custos e consegue-se manter a cadeia produtiva de forma eficiente.
Dependência de outros países
Outro ponto que mudará consideravelmente no pós-pandemia diz respeito à dependência de outros países para aquisição de matéria-prima. Quer ver um exemplo muito claro deste problema? No início da pandemia, nações que não possuíam insumos precisaram adquirir itens em outros países, que estavam priorizando o mercado interno. Estavam errados? Não.
Por isso, é importante estar atento a essas questões: sua área está inserida em um contexto no qual os insumos vêm, de forma prioritária, pelo mercado externo, é importante pensar em alternativas em cenários de crise. Outra opção é realizar um investimento no mercado nacional para o desenvolvimento da tecnologia ou aumento da produção aqui. Pode ser uma solução interessante, na qual todos saem ganhando.
Protocolo de inspeção e medidas de segurança
Para prevenção de todos os envolvidos na cadeia de suprimento, é fundamental adotar protocolos de inspeção de saúde dos colaboradores, bem como medidas de segurança para desinfecção, evitando contaminação entre os presentes.
O uso de máscaras e demais equipamentos de proteção, bem como mensuração de temperatura e afastamento imediato de casos suspeitos, são protocolos que passaram a ser adotados por meio dos problemas gerados pela pandemia do novo coronavírus, mas adotá-los de forma contínua é sinônimo de prevenção. Por isso, tenha procedimentos de segurança da saúde fixos em sua empresa.
Gestão de estoque
Os negócios que não contavam com uma gestão eficiente de estoque passaram por uma série de apertos durante o período mais crítico da pandemia. Isso porque, quem atuava com estoques reduzidos (tanto para venda quanto de insumos para produção), por exemplo, se viu em uma situação delicada, já que muitos mercados não puderam atender a demanda de matéria-prima.
Da mesma forma, aqueles que tinham excesso de produtos, principalmente os perecíveis, encontraram-se na situação de precisar esvaziar o que tinham armazenado, sob medo de perderem aquilo que tinham acumulado para uma demanda que tinha tendência de diminuir nos meses que se seguiram.
Assim, será fundamental encontrar um maior equilíbrio para as novas práticas — aqui, a dica é entender o fluxo do seus produtos de maneira bem acertada e, mesmo em um cenário imprevisível, contar com dados (e muita análise!) para ter alguma previsibilidade.
Gestão operacional e administrativa
Provavelmente manteremos novos modos de ter uma gestão administrativa dos negócios. A adoção de tecnologias para esse fim, equipes mais enxutas, possibilidade de gestão e administração remota, por exemplo, são alguns dos pontos que vieram para ficar.
Além disso, caminhamos para um reforço da adoção de automação de diversas tarefas no campo administrativo, bem como a introdução da computação em nuvem nesse processo. Afinal, no cenário de isolamento social, no qual os colaboradores precisam atuar em suas residências, tornou-se importante ter acesso aos dados necessários para trabalho, em qualquer lugar e dispositivo.
Tendências para o setor
Diante da pandemia do novo coronavírus, algumas tendências que já vinham surgindo se intensificaram. Algumas delas são:
- adoção da transformação digital nas rotinas das empresas;
- realização dos processos de prospecção e vendas por meio do e-Procurement;
- digitalização dos processos nessa área;
- aplicação da Inteligência Artificial;
- uso da Internet das Coisas (IoT) no supply chain;
- diversificação da base de fornecedores, para tentar suprir essa questão da dependência de fornecedores externos e ter negócios que terão estoque para atender às necessidades da sua empresa;
- regionalização dos fornecedores;
- cadeias enxutas funcionais, de modo que não tornem o negócio vulnerável;
- mensuração da demanda e oferta do seu negócio com o auxílio de ferramentas tecnológicas;
- ter estimativas reais do estoque existente ao longo da cadeia de valor (permitido por meio das tecnologias existentes para o setor);
- ter um planejamento de contingências;
- desenvolver uma rede de suprimentos mais confiável ao longo do tempo, que não deixará seu negócio na mão.
A cadeia de suprimentos passará por diversas mudanças devido à Covid-19. Por isso, é importante estar atento a qual será o futuro do setor nos próximos anos e evitar problemas que possam comprometer o ecossistema do negócio.
Como falei, muitas das tendências do setor foram reforçadas por esse novo cenário. Conheça outras importantes para ficar de olho e tire suas dúvidas sobre este tema.