Veja como melhorar o relacionamento entre comprador e fornecedor

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Gestão de relacionamentos é fundamental para toda empresa que deseja ser bem-sucedida em sua área de atuação. E isso não se restringe, apenas, a essa relação entre a organização e o cliente. Outras áreas também merecem essa atenção.

Por exemplo, é preciso saber como estreitar os laços com fornecedores, de forma que seja possível agradar a todas as partes, estabelecer transações que sejam vantajosas e gerar relacionamentos duradouros.

Por isso, é fundamental saber como melhorar o relacionamento entre comprador e fornecedor e garantir melhores resultados para todos os envolvidos. A seguir vou mostrar os principais pontos para alcançar esse objetivo. Boa leitura!

Estabeleça a base de confiança

De modo geral, relacionamentos sempre são estabelecidos com base em confiança mútua entre as partes. E entre fornecedores e compradores isso não é diferente. Afinal, estamos falando de uma relação que envolve investimentos financeiros e negócios dos dois lados.

Na escolha de um fornecedor para uma empresa, por exemplo, é natural observar como as possibilidades são oferecidas. Algumas formas são:

  • o contato é facilitado para que a empresa possa tirar qualquer dúvida junto ao fornecedor?
  • o fornecedor deixa transparente questões sobre qualidade dos insumos ou serviços?
  • há reclamações sobre a empresa em sites como Reclame Aqui e fóruns especializados?

Observe a conduta entre as partes

A confiança também é reforçada por meio da forma com a qual as organizações lidam umas com as outras. Quando a conduta se dá de maneira positiva, além de reforçar a confiabilidade, ainda colabora para facilitar o atendimento dos anseios dos compradores, garantindo maior eficiência para a empresa que utilizará os insumos.

Por isso, é importante avaliar: como o fornecedor está operando nessa relação com o cliente? A empresa é séria? Transparente? Ela cumpre seus prazos diante dos compradores? Em casos de problemas, a comunicação é feita de forma adequada?

Se a empresa é honesta e transparente, as chances de problemas a longo prazo são diminuídas e torna-se possível estabelecer um relacionamento duradouro entre todos.

Identifique as competências

Quais são os diferenciais de competências por parte do fornecedor que o colocam à frente de outros concorrentes? O que aquela empresa fornece de diferencial que agrega valor para o seu negócio e permite garantir melhores resultados?

Observar essas competências é fundamental, principalmente quando estamos falando de serviços. Por exemplo, se você conta com um fornecedor de reparos para seu maquinário, quais são as competências daquele profissional que podem torná-lo, de fato, mais eficiente para a empresa do que outras pessoas disponíveis no mercado?

No caso do fornecedor, é importante que saiba demonstrar diferenciais e competências, de forma que o gestor de compras possa identificar que está optando, de fato, pela melhor escolha para o negócio. Por isso, em suas comunicações de negociação para fechamento de contrato, isso deve estar bem explícito.

Demonstre seus valores

Atualmente não são apenas as questões de competência e qualidade dos produtos que são importantes para uma tomada de decisão. Os valores da empresa também têm um grande poder sobre esse processo de decisão.

Afinal, se a empresa compradora tem princípios bem específicos, é fundamental que toda relação que ela estabeleça se baseie nesses mesmos valores.

Veja um exemplo que torna isso bem claro: uma empresa preza pela sustentabilidade ambiental em todos os seus processos, operando com redução no consumo de água, uso de energia sustentável, reciclagem de insumos, entre outros.

Ela jamais poderá estabelecer uma relação com um fornecedor que atue na via oposta, trabalhando de forma a prejudicar o meio ambiente. Afinal, o posicionamento em prol dos recursos naturais gera valor para a empresa e cria um laço de confiança com o cliente final.

Imagine o que pode acontecer caso o público descubra que os produtos feitos de forma sustentável utilizam, em sua produção, insumos que prejudicam o meio ambiente em alguma medida. Isso gera uma imagem de hipocrisia, podendo gerar boicote e saída de clientes da empresa.

Dessa forma, busque sempre uma relação com fornecedores que esteja alinhada com os princípios e condutas que são estabelecidos com seu negócio. Dessa forma, todos saem ganhando.

Ofereça as melhores condições

Esta é uma dica importante para os fornecedores: estabeleçam um bom poder de negociação com seus compradores. Mesmo que as margens de negociação, por diversos motivos, não sejam tão largas, a simples possibilidade de poder conversar sobre as chances de melhorar as condições para o cliente é fundamental.

Essa conduta mostra que o seu negócio tende à flexibilidade, ou seja, tem a intenção de encontrar melhores condições que favoreçam todas as partes, para que ambos saiam ganhando. Isso gera maior satisfação perante o comprador que, em muitos casos, poderá aceitar pagar um valor a mais no momento e fidelizar-se com um fornecedor que tenha maleabilidade para negociar.

Principalmente para quem trabalha com mercados altamente competitivos, é fundamental saber ter esse poder de negociação. Caso contrário, poderá ser rapidamente substituído por um concorrente que ofereça essa possibilidade.

Mantenha contato com o comprador

Relações são alimentadas com contato. É por meio dele que se gera a aproximação necessária para que o relacionamento entre as partes ocorra de forma mais fácil e seja possível resolver problemas e situações que demandam rapidez na solução.

Quer ver um exemplo? A empresa compradora precisa realizar uma aquisição de urgência, dentro de um prazo razoável, com boas condições. Se o gestor de compras e o gestor de vendas do fornecedor têm uma boa relação, eles conseguem conversar rapidamente e encontrar um meio termo que agrade a ambas as partes e atenda a essa requisição urgente.

Conte com o auxílio da tecnologia

As relações entre compradores e fornecedores podem ser mediadas, facilitadas e potencializadas por meio de tecnologias de gestão de compras. Elas fazem justamente o trabalho de prospecção, contato, negociação, manutenção das relações e comunicação entre os envolvidos.

A automatização de alguns processos podem assumir funções importantes nos processos citados, tais como:

  • cotação de serviços ou materiais;
  • pedidos de compras
  • leilão reverso;
  • contratos;
  • follow-up de pedidos;
  • validação da nota fiscal, entre outros.

Por meio desses recursos você conquista negociações mais transparentes e eficientes, um acompanhamento estratégico dos processos que garante maior segurança. Por isso, é fundamental escolher um software que tenha todos os diferenciais necessários para uma gestão de compras mais eficiente e, consequentemente, contribua positivamente para o relacionamento entre comprador e fornecedor.

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