7 dicas de como encontrar o maior número de compradores

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Saber como encontrar compradores é algo importante. Com eles, sua empresa pode ter melhores resultados financeiros e operacionais, crescendo o volume de vendas, receitas e até lucro líquido. Todavia, muitos gestores não sabem como começar a investir no tema.

Algumas dicas podem otimizar seu alcance. Por exemplo, conhecer melhor o perfil dos consumidores, construir ótimas estratégias mercadológicas, participar de feiras e investir em fluxos de prospecção. Boas tecnologias, como plataformas que integram compradores e vendedores, fortalecendo a cadeia de suprimentos, também podem agregar vantagens.

Pensando na importância do assunto, criamos um artigo completo para você. Pontuamos 7 dicas de como encontrar compradores. Continue atentamente com sua leitura!

1. Conheça bem seu mercado

O primeiro passo é conhecer mais do seu mercado. Entenda mercado como o “local” em que forças de oferta e demanda interagem, resultando compras e vendas de produtos. Seu negócio certamente tem um mercado-alvo e é preciso conhecê-lo muito bem.

Mais especificamente, conhecer o mercado significa entender sua dinâmica, avaliar os principais vendedores e seus diferenciais, assim como os compradores e suas exigências mais frequentes. Com essas informações, terá mais chances de ampliar seus negócios.

Aqui, é interessante realizar uma pesquisa de mercado. Consiste em um levantamento detalhado do mercado e estudo dos seus principais aspectos, o que pode ser feito por sua própria empresa ou consultoria especializada, dependendo dos recursos disponíveis.

2. Estude o perfil dos potenciais compradores

Outro ponto importante é ter clareza sobre o perfil dos seus potenciais compradores. No caso de empresas (venda B2B), isso inclui tamanho, faturamento, localização, número de sócios, processo decisório e prioridades de compra.

Novamente, a pesquisa de mercado ajuda bastante. Também é possível aproveitar os dados que pertencem ao seu empreendimento, como ao levantar e cruzar informações da base de clientes. Assim, terá informações volumosas, variadas e verídicas para estudar.

Uma alternativa qualitativa é a conversa com potenciais compradores. Sim, exatamente, para alguns minutos para conversar. Pergunte sobre as dores não satisfeitas, os melhores meios para relacionamento e os produtos demandados daqui em diante.

3. Construa uma boa estratégia mercadológica

Com base nas informações coletadas sobre clientes e mercado, é importante arquitetar uma estratégia de atuação. Vamos chamá-la de estratégia mercadológica. Consiste em um roteiro para alcançar mais consumidores e ampliar sua participação de mercado.

Toda boa estratégia responde três principais perguntas: o quê, como e quando. Ou seja, estabelece “o que” deve ser feito (neste caso, alcançar mais compradores), “como” isso será aplicado (o que depende do perfil dos clientes e mercado) e “quando” isso vai acontecer.

Sua estratégia deve ser transformada em um plano de ação, que consiste em um passo a passo de implementação. Aqui, uma ótima ferramenta é o 5W2H, modelo que orienta toda sua execução, determinando os passos, envolvidos, orçamento e prazo para entrega.

4. Participe de feiras e eventos

Algo que deve fazer parte da sua estratégia é o social selling. Já ouviu falar? Refere-se ao desenvolvimento de relações como parte do processo de venda, de modo que consiga criar melhores laços com seus compradores. Para tanto, feiras e eventos fazem muito sentido.

Participar de feiras, seja como expositor ou visitante, fornece mais notoriedade aos seus produtos, otimiza suas conexões sociais e amplia seus horizontes, permitindo que conheça mais do mercado e das inovações em curso. Portanto, é algo realmente importante.

Com sua equipe, levante as feiras e eventos ligadas ao seu negócio ou ao empreendimento dos seus potenciais compradores. Estude a possibilidade de participar como expositor — se não for viável, pelo menos vá como visitante. Leve cartões, troque ideias e inicie negócios.

5. Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais representam um importante canal para encontrar mais compradores, além de tornar sua marca mais bem conhecida e divulgar ativamente seus produtos. Logo, é importante conhecer boas práticas de gestão de mídias digitais e tráfego pago.

Para negócios B2B, feito entre empresas, uma das melhores redes sociais é o LinkedIn, que conecta profissionais de todos os níveis e segmentos, inclusive compradores. O uso mídias patrocinadas, os anúncios pagos, pode levar sua mensagem até as pessoas certas.

Entretanto, lembre-se que não basta colocar dinheiro nas redes sociais. É necessário ter consistência nas publicações, agregar valor aos outros usuários e desenvolver estratégias inteligentes para chegar até seu público-alvo. Assim, seus resultados serão grandiosos.

6. Reforce seu pipeline de vendas

Toda empresa tem um pipeline de venda. Consiste em um fluxo de trabalho comercial que transforma clientes potenciais em reais. Portanto, aumenta a quantidade de prospecções, a qualidade das negociações e o volume de vendas concretizadas.

Para construir um bom pipeline, é importante ter atenção às várias etapas do processo de venda, sobretudo à prospecção inicial. Quanto mais consumidores são prospectados, mais chances você tem de fechar negócios e ampliar sua carteira de clientes.

A questão é: como melhorar a prospecção? Tenha atenção a 3 Cs: clareza, customização e consistência. Defina rotinas comerciais que sejam claras à equipe, customizadas ao perfil dos clientes e consistentemente executadas.

7. Invista em uma boa plataforma eletrônica

A tecnologia pode transformar sua relação com compradores, melhorar seus processos de venda e otimizar toda a cadeia de suprimentos. Por essa razão, não podemos deixar de citar a adoção de boas plataformas eletrônicas, como é o caso da Comlink.

Em resumo, a Comlink representa uma plataforma online para negócios, que é confiável e completa. Nela, empresas compradoras e fornecedoras podem interagir, negociar e iniciar relações comerciais. Entre suas principais funcionalidades, podemos citar:

  • conexão com uma vasta base de compradores;
  • recebimento de oportunidades de novos negócios;
  • envio de cotações eletrônicas aos solicitantes;
  • monitoramento dos vendedores no atendimento aos pedidos;
  • formalização da compra com confirmação do pedido;
  • monitoramento da evolução das vendas;
  • acompanhamento de indicadores de eficiência.

Desde 2010 no mercado, a Comlink já atendeu mais de 200 mil clientes, possui 4 milhões de itens padronizados e, anualmente, intermedia mais que R$80 bilhões em transações.

Veja, agora você está por dentro do assunto e sabe como encontrar compradores. Lembre-se que muitas coisas podem ser feitas. Faça uma pesquisa de mercado e estude o perfil dos compradores, formule uma estratégia mercadológica e melhore suas rotinas comerciais. Use as redes sociais, invista em social selling e conte com a plataforma Comlink.

E então, está pronto para melhorar seus resultados comerciais?! Aproveite para entrar em contato conosco, conhecer mais da nossa plataforma e descobrir como podemos ajudar.

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