cloud computing supply chain cloud computing supply chain

Como o cloud computing influencia na cadeia de suprimentos?

6 minutos para ler

Talvez você não saiba, mas o Gartner, uma das empresas mais influentes na área de tecnologia, afirmou que até 2020, seria tão raro encontrar um negócio que não incorporasse, em alguma medida, a computação em nuvem, tanto quanto encontrar uma que não utilizasse a internet. E isso realmente aconteceu.

Talvez você não saiba, mas provavelmente a empresa utiliza, em alguma medida, a cloud computing em suas operações. E orientar a cadeia de suprimentos para a transformação digital envolve, também, utilizar a computação em nuvem no dia a dia. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e saiba mais a seguir.

O que é cloud computing?

Em primeiro lugar é importante saber o que é cloud computing de fato. Também conhecida como “computação em nuvem”, trata-se de um modelo no qual os dados ficam armazenados em servidores externos (ou seja, que não estão presentes em equipamentos internos na organização) e que podem ser acessados a partir de qualquer dispositivo, a qualquer momento.

Isso vale, também, para uso de soluções que estejam hospedadas na cloud e, assim, não precisam ser instaladas em cada um dos dispositivos. Assim, o acesso pode surgir a partir de qualquer aparelho e ter as informações necessárias em mãos rapidamente.

Como a cloud computing funciona?

Muitas pessoas que não dominam a área de tecnologia acreditam que os dados ficam “em nuvem”, ou seja, sem um local físico para seu armazenamento. E não é bem assim que funciona! Isso passa a sensação como se os dados estivessem dispersos.

Na verdade, a cloud computing utiliza o acesso a um servidor remoto, por meio de conexão de rede. Assim, os dados ficam sob armazenamento de uma empresa fornecedora do serviço, que permite o acesso remoto por meio dos dispositivos eletrônicos. A partir do acesso remoto, é possível, por meio de login e senha, ter acesso a todas as informações (isso quando falamos em armazenamento em nuvem).

Outra forma é o acesso a plataformas e serviços que também estão localizados na nuvem e, assim, é possível ter acesso a partir de qualquer dispositivo e, ao mesmo tempo, não precisar instalar qualquer tipo de software no dispositivo. Também vale essa questão para acesso a recursos e plataformas.

Como o cloud computing influencia na cadeia de suprimentos?

Ok, e mais especificamente sobre a cadeia de suprimentos? De que forma o uso de cloud computing pode trazer benefícios para esta área? Separamos, a seguir, alguns pontos importantes para você entender melhor essas questões.

Suporta a segurança e estabilidade dos dados

Por meio da cloud é possível oferecer maior segurança aos dados da organização como um todo e, também, para a cadeia de suprimentos. Isso porque, muitas vezes, os gestores não conseguem acompanhar, em tempo real, a necessidade de adequação para protocolos de segurança mais eficientes e, assim, proteger as informações.

Uma empresa prestadora do serviço de cloud computing (seja de armazenamento de dados, seja para fornecimento de SaaS) adota medidas de proteção de excelência, bem como tem equipes de monitoramento em tempo real para acompanhar qualquer tipo de intercorrência e, assim, proteger as informações que ali circulam com maior eficácia.

Permite trazer soluções de inteligência de dados

Quando uma empresa trabalha com inteligência de dados, é possível otimizar ainda mais os processos internos. Afinal, estamos falando da possibilidade de tomadas de decisões mais assertivas, orientada por dados.

Com isso, minimiza-se a ocorrência de erros no dia a dia, facilitando os processos produtivos. Além disso, é possível orientar as ações à inovação – e quem disse que isso não vale, também, para o supply chain? Para adotar estratégias mais arrojadas (e até mesmo mais ousadas) é preciso ter dados em mãos para evitar falhas que possam gerar prejuízos a longo prazo.

Permite integração de dados entre os setores

Outro ponto fundamental que a cloud computing auxilia no supply chain é a possibilidade de integração de dados em toda a cadeia. Afinal, as informações precisam circular de forma otimizada, sem gargalos, com livre acesso para todos os envolvidos.

Por exemplo, os dados de estoque precisam ter ligação com o setor de compras. Isso é importante, também, para que seja possível definir o melhor momento para reposição de estoque e evitar complicações futuras (como falta de insumos para cadeia produtiva ou, ainda, perdas justamente pelo excesso de itens adquiridos para este fim).

Por meio da cloud computing, é possível adotar uma ferramenta que permita essa troca de dados e tornar todo o processo muito mais fluido e eficiente. Com isso, todos os profissionais conseguem ter ações mais ágeis, com menos erros e toda a cadeia de suprimentos funciona mais tranquilamente no dia a dia.

Reduz custos logísticos

Os custos logísticos são um calcanhar de Aquiles para os gestores de Supply Chain. Por isso, a otimização é fundamental para que seja possível reduzir essas questões e garantir um melhor custo-benefício no dia a dia.

Por exemplo, as informações que circulam por toda a cadeia de suprimentos podem circular de forma tranquila em uma única solução SaaS. Assim, você pode minimizar custos com aquisição de soluções, armazenamento de dados, servidores físicos, aquisição de hardware, entre outros.

A partir disso, é possível ter maior competitividade e, portanto, otimizar as ações em outras áreas do negócio. Desta forma, você consegue melhores resultados para o negócio como um todo e, principalmente, para o supply chain.

Cloud computing é o futuro da tecnologia. Como você viu, é raro termos empresas que não trabalham com a nuvem atualmente em alguma medida. É uma forma de atualização dos protocolos existentes e, assim, obter melhores benefícios no dia a dia da gestão da cadeia de suprimentos.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro das melhores práticas e tecnologias para toda o setor de supply chain.

Siga-o-nosso-instagram-e-fique-por-dentro-das-novidades-1 Como o cloud computing influencia na cadeia de suprimentos?
Posts relacionados

Deixe um comentário