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Você sabe como funciona o ciclo do pedido? Descubra aqui!

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Cada vez mais torna-se necessário estar atento para promover uma experiência do cliente que seja de excelência e consiga gerar não só a fidelização, mas a possibilidade de indicação para outras pessoas. Por isso, é importante acompanhar de que forma otimizar essas questões no dia a dia.

Um dos pontos que está intimamente ligado com isso é conseguir ter uma maior fluidez no ciclo do pedido. Mas muitos gestores ainda não compreendem muito como ele funciona e a necessidade de acompanhamento constante.

Então, você sabe como funciona o ciclo do pedido? Descubra mais sobre esse tema e entenda como ele está ligado com outros pontos do processo produtivo. Boa leitura.

Como funciona o ciclo do pedido?

O tempo do ciclo do pedido, que também pode ser conhecido como Order Cycle Time (OCT) é uma métrica importante para a avaliação do setor logístico, mensurando-o como um todo. Ele diz respeito ao tempo total da experiência de compra do cliente.

Esse processo passa desde o início do processo de compra até a chegada do item na casa do cliente (ou no ponto de venda), de forma correta. Ele auxilia, assim, para que seja possível verificar se o processo está fluindo sem gargalos e se é possível potencializar o processo para trazer maior satisfação para o cliente.

Ele envolve uma série de questões, tais como:

  • cuidados com os recursos físicos;
  • cuidados com recursos humanos;
  • atenção com o estoque da empresa.

Quanto mais tempo passar, maiores serão as chances de afetar o cliente e ele decidir que não continuará realizando compras com seu negócio, diminuindo as chances de fidelização futuras.

Ele é formado pelas seguintes etapas:

  • entrada do pedido: momento no qual é feita a emissão do pedido, conferência dos dados, geração de protocolo do pedido, entre outros;
  • liberação do pedido: realização da verificação de dados, análise de política comercial, análise de crédito e verificação da compatibilidade para atender o pedido;
  • análise de disponibilidade: verificação de disponibilidade no estoque, avaliação de priorização do atendimento e geração de estimativa de entrega;
  • planejamento de transporte: realização de composição de cargas, definição de roteiros de entregas, contratação de transportadoras;
  • controle das entregas: rastreamento e monitoramento das cargas, geração de comprovante de recebimentos, verificação de falhas e respectivas correções e fechamento do processo de pedidos.

Por que é importante medir esse indicador?

Acompanhar o tempo de ciclo do pedido é fundamental, principalmente, porque ele está intimamente ligado com a satisfação do cliente. Isso porque, nos tempos atuais, cada vez mais vemos o quanto os clientes estão desejando receber seus itens mais rapidamente em casa  — e as empresas têm se alinhado com isso.

Dessa forma, se você não conseguir diminuir esse tempo, principalmente para empresas que trabalham com produção sob demanda, poderão perder grandes oportunidades com o cliente. Quer ver um exemplo?

Uma empresa fornecedora de peças de aço para indústria pode produzi-las sob demanda, ou seja, a partir da confirmação do pedido há a solicitação do material com o fornecedor (caso não tenha em estoque na loja), realização do processo de criação e, finalmente, entrega para o negócio que está realizando a compra. Esse período pode fazer com que a entrega dure muito mais tempo do que ele espera.

Caso ele encontre uma empresa que já tenha as peças prontas e consiga enviar sob demanda para o cliente e, assim, fazer com que chegue mais rapidamente na indústria. Obviamente, ele vai contar com aquele que chegue mais rápido, para suprir uma demanda ou expectativa mais rapidamente. E, com isso, sua empresa perde uma grande oportunidade.

Ao analisar esse indicador, é possível gerar uma maior otimização do processamento de pedidos, garantindo maior agilidade. Com isso, você consegue superar as expectativas do cliente e ele poderá não só sentir-se fidelizado, mas, também, indicar sua empresa para outras pessoas.

Por que é importante melhorar o nível do serviço para seu cliente?

Mas afinal, o que isso tem a ver com melhorar o nível de serviço? Vamos por partes para ficar mais claro. O nível de serviço diz respeito à eficiência dos serviços fornecidos, que vão além do produto em si.

Ou seja, não adianta, por exemplo, ter um produto de qualidade, com diferencial no mercado, mas todo o seu processo de nível de serviço não ser favorável para agradá-lo. Isso envolve uma série de questões, entre elas:

  • atendimento ao cliente;
  • suporte em caso de problemas;
  • agilidade no processo de entrega;
  • informações disponíveis e facilidade de compra;
  • cumprimento de prazos de entrega, entre outros.

Ou seja, é fundamental você estar atento a isso. No mundo atual, não é só o produto em si que faz a diferença, mas sim a experiência toda realizada. Por isso, é fundamental que você esteja atento para todos esses pontos, a fim de que seja possível proporcionar essa experiência.

Qual a relação entre nível de serviço do fornecedor, ciclo de pedido e satisfação do cliente?

Mas como se constitui a relação entre tempo de ciclo do pedido e nível de serviço de um fornecedor? É importante entender que esse ponto, também, influencia na sua relação com o cliente final.

É fundamental optar, também, por fornecedores que tenham um compromisso em manter os níveis de serviço elevados com a sua empresa. Isso porque esse ponto pode interferir consideravelmente nos processos da sua empresa.

Voltemos ao exemplo de aço para indústria que relatamos antes. Imagine, por exemplo, que você realize a aquisição dos insumos sob demanda, ou seja, mantenha um estoque enxuto e realize a compra diante de uma demanda de pedidos.

Se esse mesmo fornecedor tiver uma demora para envio dos itens, atrasos, ou não proporcione um suporte adequado, isso poderá trazer uma série de problemas para sua empresa, por falta de comprometimento de um terceiro. Algo que é ainda mais complicado quando falamos de um cenário B2B.

Por isso, ter uma boa gestão de fornecedores é fundamental. É por meio disso que é possível proporcionar um ciclo de pedido mais adequado e que possa proporcionar maiores cuidados para garantir a satisfação deles.

Isso pode ser feito, principalmente, por um acompanhamento com soluções especializadas e, assim, ter um acompanhamento mais próximo dessas questões e gerenciar de forma mais adequada. Assim, por exemplo, você pode ter um acompanhamento mais próximo com os fornecedores, negociar quando necessário, identificar quais podem atender suas demandas e, assim, otimizar seu ciclo de pedido, além de fortalecer o relacionamento com eles.

O ciclo do pedido é um ponto importante para trazer maior satisfação para seu cliente. Por isso, não deixe de estar atento a essas questões e busque formas de otimizar esse indicador.

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