Você que é gerente de compras, com certeza, está por dentro da importância de um banco de dados para controle de estoque, não é mesmo? Afinal, manter o controle é uma das maneiras mais eficientes e assertivas de organizar este setor da empresa e manter as informações corretas dos produtos.
Na prática, de forma geral, um banco de dados funciona armazenando todas as informações que são relevantes, o que inclui a entrada e saída de materiais, a compra de produtos e os prazos de validade, se existirem, além dos registros dos fornecedores, áreas de atendimentos entre outros.
Por isso, vou mostrar como a empresa pode utilizar dados para fazer o controle de estoque de forma mais eficiente. Prossiga com a leitura e saiba mais!
Aposte na definição dos objetivos da coleta
É a partir da definição dos objetivos da coleta de dados que será possível estabelecer todos os parâmetros do banco de dados da sua empresa.
Feito isso, o banco de dados deverá armazenar, de maneira organizada e fácil de visualizar, as informações mais relevantes para os processos de compra, os processos comerciais e as relações com os fornecedores.
Faça a determinação dos dados que serão utilizados
Faz parte da organização do banco de dados para controle de estoque definir quais são as informações que devem ser mapeadas e quais não precisam de controle tão específico.
Por essa razão, é vital estipular com antecedência quais critérios serão usados na elaboração da estrutura básica do banco de dados, a fim de garantir que os dados mais importantes sejam coletados e armazenados.
Invista na utilização dos coletores de dados
Definitivamente a tecnologia oferece uma série de recursos interessantes que facilitam a coleta de dados, proporcionando mais rapidez e precisão nas ações cotidianas.
O coletor de dados é uma destas ferramentas, já que ele pode ser transportado com facilidade para qualquer lugar e funciona capturando, processando e armazenando os dados presentes em cartões magnéticos, etiquetas inteligentes ou código de barras, por exemplo.
Elabore um registro correto dos itens
Naturalmente, se os dados coletados não estiverem corretos esta alteração nas informações vai prejudicar a tomada de decisões no setor de compras, além de fornecer elementos que não correspondem à realidade da empresa.
Desta forma, é imprescindível que todos os materiais sejam registrados corretamente no sistema, de modo que não sejam gerados relatórios equivocados.
Desenvolva a padronização dos processos
Outra questão que auxilia bastante no processamento dos dados e no armazenamento de informações com precisão é a padronização dos processos no controle de estoque.
Como vimos, saber usar dados para controle de estoque é fundamental para garantir a celeridade e eficiência do processo de compras, reduzir custos e ainda assegurar mais transparência na relação com o mercado.
Por fim, vale destacar que é possível escolher a melhor solução para auxiliar no uso de dados para controle de estoque, por meio da contratação de uma empresa habilitada para automatizar de forma eficiente este processo.
Nesse sentido, a Comlink se mostra uma grande aliada, em função da sua ampla expertise nos processos que são fundamentais para o setor de Supply Chain, sendo assim, entre em contato com a empresa para conhecer as nossas soluções!
Muito bom
Gostaria de saber um pouco mais sobre o controle utilizando o RFID.
Olá, Luiz Alberto!
Nossa equipe entrará em contato.
Obrigada!
preciso de uma solução em WMS que comunique com o sistema SAP B1.